Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Autodefesa: Chevrolet Onix e Onix Plus têm ruído metálico no turbo

Proprietários reclamam de ruídos na turbina; tivemos acesso ao boletim de serviço do fabricante que visa solução do problema

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 16 out 2020, 16h42 - Publicado em 31 ago 2020, 07h55

Autodefesa: Chevrolet Onix e Onix Plus têm ruído metálico no turbo

Donos têm relatado ruídos incomuns na turbina dos Chevrolet Onix e Onix Plus

Motores com turbinas originais de fábrica costumam ser silenciosos. Mas essa é uma máxima que não vale para os proprietários dos Chevrolet Onix e Onix Plus.

QUATRO RODAS ouviu 14 proprietários com relatos semelhantes de ruídos vindos do turbocompressor. E mesmo as concessionárias estariam penando para conseguir resolver.

“Desde zero ouço um ruído no meu carro quando acelero entre 2 mil e 3 mil rpm. O som é como um ‘zzzzz’. Comecei a pesquisar a respeito nos grupos de proprietários e encontrei muita gente sofrendo do mesmo problema”, explica o biólogo Vinícius Magalhães Borges, de São Paulo (SP), dono de um Onix turbo 2020.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

“Na concessionária os técnicos dão explicações diversas: que é um ruído normal, que vem do flexível do escapamento, do defletor de calor… não há uma instrução aos mecânicos do que fazer. Alguns deles tem resolvido o problema trocando a turbina dos carros, mas a solução depende da boa vontade dos mecânicos”, conta Borges.

Continua após a publicidade
Motor 1.0 Turbo gera 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (com etanol)
Motor 1.0 Turbo gera 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (com etanol) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Outro proprietário que relata o problemas é Roberto Souza, de Campinas (SP), autônomo na área de TI e dono de um Onix turbo 2020. “Ao acelerar o veículo, o ruído na turbina parece sair do sistema de ar do lado esquerdo próximo ao volante”.

Seu carro apresenta alguma falha ou tem problema crônico? Conte-nos o que acontece: 55 11 99975-9245

“É um zumbido forte e que atrapalha quem está dirigindo, muito parecido quando folhas entram nos dutos de refrigeração e assovia conforme o ar passa. Por isso, até limpei os dutos. Com atenção, é possível notar que o zumbido começa quando o turbo enche e começa a empurrar mais ar para o motor”, completa Souza.

Continua após a publicidade

O que os proprietários ainda não sabem é que no dia 14 de agosto a Chevrolet emitiu a Instrução Técnica de Serviço IT – 033G-2020 que pode ser a solução do ruído no turbo.

Novo Onix Plus Premier (7)
Problema também aparece no sedã Onix Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O boletim do fabricante orienta uma “atualização do turbocompressor com a aplicação do kit de molas da válvula wastegate” para o motor 1.0 turbo de Onix e Onix Plus modelo 2020. O objetivo é “eliminar o ruído do tipo vibração metálica em baixa rotação, ou seja, entre 1.500 rpm e 2.000 rpm”.

Continua após a publicidade

Com a orientação em mãos, terá fim a busca dos mecânicos pela solução do problema, como relata o desenvolvedor de sistemas para a web Nei Alcantara Junior, de Bauru (SP), dono de um Onix turbo 2020.

“Ao deixar o carro na concessionária os mecânicos me relataram que existe uma folga na válvula e que ela vibra quando o turbo ‘enche de ar’, por isso faz o barulho,” conta Junior.

No Chevrolet Onix Plus do teste de Longa Duração, de QUATRO RODAS, o barulho é mais leve, lembra o de areia sendo assoprada, e se manifesta entre 2.000 rpm e 3.000 rpm.

Consultada, a Chevrolet informou que nos casos pontuais informados a rede Chevrolet foi orientada a solucioná-los.

Continua após a publicidade

O povo reclama

“Meu carro já saiu da concessionária com esse barulho e me pediram para procurar outra revenda, pois não tinha o que fazer com o barulho que ocorre na haste do turbo”
Dimitri Souza, engenheiro de software, Porto Alegre (RS), dono de um Onix turbo 2020.

“O mecânico me explicou que o barulho ocorre na malha flexível do escapamento e que é normal. O ruído incomoda bastante.”
Felipe Paloschi Schmitz, agente administrativo municipal, Brusque (SC), dono de um Onix turbo 2020.

“O som é como um “zzzzz”. Comecei a pesquisar a respeito nos grupos de donos de onix 2020 e encontrei muita gente sofrendo do mesmo problema.”
Vinícius Magalhães Borges, biólogo, São Paulo (SP), dono de um Onix turbo 2020.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Autodefesa: Chevrolet Onix e Onix Plus têm ruído metálico no turbo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.