Autodefesa: Chevrolet Onix e Onix Plus têm ruído metálico no turbo
Proprietários reclamam de ruídos na turbina; tivemos acesso ao boletim de serviço do fabricante que visa solução do problema
Donos têm relatado ruídos incomuns na turbina dos Chevrolet Onix e Onix Plus
Motores com turbinas originais de fábrica costumam ser silenciosos. Mas essa é uma máxima que não vale para os proprietários dos Chevrolet Onix e Onix Plus.
QUATRO RODAS ouviu 14 proprietários com relatos semelhantes de ruídos vindos do turbocompressor. E mesmo as concessionárias estariam penando para conseguir resolver.
“Desde zero ouço um ruído no meu carro quando acelero entre 2 mil e 3 mil rpm. O som é como um ‘zzzzz’. Comecei a pesquisar a respeito nos grupos de proprietários e encontrei muita gente sofrendo do mesmo problema”, explica o biólogo Vinícius Magalhães Borges, de São Paulo (SP), dono de um Onix turbo 2020.
“Na concessionária os técnicos dão explicações diversas: que é um ruído normal, que vem do flexível do escapamento, do defletor de calor… não há uma instrução aos mecânicos do que fazer. Alguns deles tem resolvido o problema trocando a turbina dos carros, mas a solução depende da boa vontade dos mecânicos”, conta Borges.

Outro proprietário que relata o problemas é Roberto Souza, de Campinas (SP), autônomo na área de TI e dono de um Onix turbo 2020. “Ao acelerar o veículo, o ruído na turbina parece sair do sistema de ar do lado esquerdo próximo ao volante”.
Seu carro apresenta alguma falha ou tem problema crônico? Conte-nos o que acontece: 55 11 99975-9245
“É um zumbido forte e que atrapalha quem está dirigindo, muito parecido quando folhas entram nos dutos de refrigeração e assovia conforme o ar passa. Por isso, até limpei os dutos. Com atenção, é possível notar que o zumbido começa quando o turbo enche e começa a empurrar mais ar para o motor”, completa Souza.
O que os proprietários ainda não sabem é que no dia 14 de agosto a Chevrolet emitiu a Instrução Técnica de Serviço IT – 033G-2020 que pode ser a solução do ruído no turbo.

O boletim do fabricante orienta uma “atualização do turbocompressor com a aplicação do kit de molas da válvula wastegate” para o motor 1.0 turbo de Onix e Onix Plus modelo 2020. O objetivo é “eliminar o ruído do tipo vibração metálica em baixa rotação, ou seja, entre 1.500 rpm e 2.000 rpm”.
Com a orientação em mãos, terá fim a busca dos mecânicos pela solução do problema, como relata o desenvolvedor de sistemas para a web Nei Alcantara Junior, de Bauru (SP), dono de um Onix turbo 2020.
“Ao deixar o carro na concessionária os mecânicos me relataram que existe uma folga na válvula e que ela vibra quando o turbo ‘enche de ar’, por isso faz o barulho,” conta Junior.
No Chevrolet Onix Plus do teste de Longa Duração, de QUATRO RODAS, o barulho é mais leve, lembra o de areia sendo assoprada, e se manifesta entre 2.000 rpm e 3.000 rpm.
Consultada, a Chevrolet informou que nos casos pontuais informados a rede Chevrolet foi orientada a solucioná-los.
O povo reclama
“Meu carro já saiu da concessionária com esse barulho e me pediram para procurar outra revenda, pois não tinha o que fazer com o barulho que ocorre na haste do turbo”
Dimitri Souza, engenheiro de software, Porto Alegre (RS), dono de um Onix turbo 2020.
“O mecânico me explicou que o barulho ocorre na malha flexível do escapamento e que é normal. O ruído incomoda bastante.”
Felipe Paloschi Schmitz, agente administrativo municipal, Brusque (SC), dono de um Onix turbo 2020.
“O som é como um “zzzzz”. Comecei a pesquisar a respeito nos grupos de donos de onix 2020 e encontrei muita gente sofrendo do mesmo problema.”
Vinícius Magalhães Borges, biólogo, São Paulo (SP), dono de um Onix turbo 2020.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.