O que explica um pneu com menos de 20.000 km apresentar um tipo de desgaste acentuado que parece escamas (tecnicamente chamado delaminação)?
É o que se perguntaram alguns donos do Chevrolet Tracker atual, importado do México com pneus Continental 205/70 R16 ou 215/55R18.
“Os pneus do meu Tracker LT 2017 começaram a escamar quando o carro tinha apenas 14.000 km. A concessionária da GM mandou que eu procurasse a Continental, pois disse que isso não era com eles”, conta o técnico em TI Devanir Lima Teixeira, de São Paulo (SP).
“Depois de muito insistir, a Continental decidiu trocar os quatro pneus.”
Assim como aconteceu com Devanir, ao levar o veículo a uma autorizada Chevrolet, os proprietários são sempre orientados a reclamar com um representante da Continental.
“Descobri o problema na revisão dos 20.000 km. A revenda da Continental enviou as fotos à fábrica e pediram 15 dias para dar uma resposta. Passado esse tempo, me ligaram dizendo que trocariam os quatro pneus”, explica o analista de automação Fernando Ross Ortega, de Londrina (PR), dono de um Tracker LTZ 2017.
No total, entrevistamos sete proprietários que relataram esse tipo de problema, mas numa rápida busca na internet encontramos mais 13 casos.
Consultada, a GM não respondeu até o fechamento desta edição, mas a Continental Pneus do Brasil afirmou que menos de 1% do total dos veículos deste modelo vendidos no Mercosul apresentou algum questionamento de desempenho.
Disse ainda que os pneus do tipo all-season são homologados pela GM no México e atendem a todos os requisitos estabelecidos pela montadora no país.
“Muito embora pneus all-season possam ser aplicados no mercado local e não necessariamente apresentem a condição mencionada (delaminação), é fato que são pneus mais sensíveis a situações mais severas de utilização, sensibilidade essa que pode ser elevada pelo estilo de direção. Para consumidores cujos pneus dos veículos apresentaram esse tipo de condição, a Continental disponibiliza o modelo ContiPremiumContact 2, mais resistente à perda de material por ação mecânica”, afirma a empresa.
O povo reclama
“Pedi para fazer o rodízio na revisão de 20.000 km e percebi que os pneus estavam escamando. Depois de fazerem o laudo, consegui a troca dos quatro pneus em garantia.” Fernando Ross Ortega, Londrina (PR), dono de um Tracker LTZ 2017
Os pneus do meu carro começaram a escamar com 14.000 km. Na concessionária disseram para eu ir à Continental. Na representante do fabricante do pneu, disseram que o problema é com a concessionária.” Devanir Teixeira, São Paulo (SP), proprietário de um Tracker LT 2017
“A revenda da Continental disse que esses pneus não foram testados no Brasil.” Luiz Daniel Lins Bittencourt, Maceió (AL), tem um Tracker LT 2017