“Aqui sempre chega Fiat Toro com os parafusos de roda quebrados”, escreveu um dos integrantes na página do grupo Fiat Toro – Clube, no Facebook. “Acontece de quebrar os cinco de uma só vez e a roda cair, como ocorreu com o nosso amigo aí”, completa.
O “amigo aí”, no caso, é o comerciante Silvio Rogério Torres da Costa, de São Paulo (SP), dono de uma Toro Freedom 2018, que quebrou os parafusos da roda dianteira esquerda enquanto ele dirigia.
“Por duas vezes, encontrei os parafusos das rodas dianteiras quebrados. Na segunda, eu estava a caminho da borracharia e a roda caiu após soltar. Por sorte eu estava em baixa velocidade”, conta Silvio.
No grupo do Facebook, cada integrante dá seu parecer. “Esse problema é crônico e acho que tem a ver com alguma coisa relacionada ao tipo de aço usado nesses parafusos”, diz um.
“O correto seria a fábrica fazer um recall”, opina outro. Ao contador Francisco Célio Nascimento Sales, de Fortaleza (CE), dono de uma Toro Volcano 2016, disseram para trocar o cubo das rodas. Se isso funciona ou não, ele não sabe.
Mas foi o que fez: “recomendaram trocar os cubos e os discos de freio de duas rodas”, conta. “Mas, apesar de pagar mais de R$ 5.000 pelo conserto, não confio no carro”, afirma.
Para entender a falha, procuramos o engenheiro metalúrgico, com especialização em metalurgia e mais de 30 anos de experiência na área, Gilmar Moser da Silva, de Porto Alegre (RS).
“Os parafusos quebram por três motivos: material térmico sem o tratamento adequado, deixando a peça com resistência mecânica muito baixa ou o inverso, o material com dureza muito alta, o que provoca trincas prematuras.
A outra possibilidadesé o uso de material inadequado, deixando a liga do metal fora de especificação e a peça frágil.”, explica o engenheiro metalúrgico.
Consultada, a Stellantis, dona da marca Fiat, informou não ter nenhum registro de cliente com esse tipo de problema e nem mesmo ciência dos casos mencionados aqui. Mas se colocou à disposição dos proprietários de Toro, por meio de seus canais de atendimento e da rede de concessionárias autorizadas.
O povo reclama
“Os parafusos quebram porque os discos empenam os cubos juntamente com os rolamentos. Por isso, trocar apenas os parafusos não resolve nada.” – Post no grupo Fiat Toro – Clube, no Facebook
“Eu havia trocado os discos. Então, troquei os dois cubos dianteiros completos das duas rodas.” – Henrique Prini Rafaldini, comerciante, Mococa (SP), dono de uma Toro Volcano 2019
“Ao levar o carro em uma borracharia, o atendente me mostrou que um parafuso da roda dianteira direita estava quebrado e outro sem a parte superior.” – Rodrigo Silva Santos, engenheiro, Lagarto (SE), dono de uma Toro Volcano 2018