Carro sem start-stop também precisa de bateria especial?
Por que o meu veículo precisa de uma bateria com sistema AGM e EFB mesmo ele não tendo a tecnologia start-stop?
Por que o meu carro precisa de uma bateria com sistema AGM e EFB mesmo ele não tendo a tecnologia start-stop? – Fernanda Marques, São Paulo (SP)
A resposta vem da área de engenharia da Moura. Alguns veículos, mesmo não equipados com a tecnologia start-stop, possuem alternador inteligente que é capaz de reconhecer momentos em que o motor está sob maior demanda, como durante uma subida íngreme.
Acontece que, nessas situações, o alternador inteligente reduz sua atividade para não sobrecarregar o motor, permitindo que ele se concentre inteiramente na tarefa de movimentar o veículo.
À medida que o carro enfrenta terrenos mais planos ou descidas, o alternador inteligente retoma a recarga da bateria, garantindo um equilíbrio entre energia disponível e esforço do motor.
Para suportar essa intermitência no fornecimento de energia pelo alternador inteligente, é essencial contar com uma bateria mais robusta e capaz de lidar com os ciclos de carga e descarga. Daí a necessidade das baterias AGM (Absorbent Glass Mat) ou EFB (Enhanced Flooded Battery), que chegam a custar cinco vezes mais que uma bateria convencional, dependendo da especificação.
Quais as diferenças entre bateria AGM e EFB?
Baterias AGM funcionam com as mesmas placas de chumbo das baterias convencionais, mas com separadores de lã de vidro entre elas – o líquido ácido não fica livre dentro da bateria. Com isso, há uma melhor estabilidade entre os componentes e, consequentemente, maior eficiência e maior performance por mais tempo. Ou seja, podem suportar os sistemas do carro por mais tempo quando o motor é desligado pelo sistema start-stop.
As baterias EFB são baterias tradicionais com acréscimo de mecanismos mais avançados, que permitem que suportem recarga rápida e possam ser mais exigidas pelo funcionamento constante do start-stop. Mas não lida tão bem com condições de baixa carga como as AGM. Além disso, as EFB são mais caras que as baterias AGM.
Chevrolet confirma versão elétrica da Silverado com base do novo Hummer


