Com falha crônica, ar-condicionado dos Peugeot 208 e 2008 não gela
Proprietários de modelos da Peugeot relatam problemas crônicos no funcionamento do sistema do ar-condicionado
Nos dias quentes, o ar-condicionado é um equipamento que ajuda, mas não para os proprietários de Peugeot, como relata o engenheiro agrimensor Igor Leite da Silva, de Seropédica (RJ), dono de um 2008 THP 2016. “Os Peugeot apresentam um problema crônico no ar-condicionado, que para de gelar.
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A falha começa na caixa evaporadora, passa para o condensador e chega ao compressor”, explica com a segurança de quem conhece bem o problema. “Na concessionária, condenaram o compressor e o condensador do meu carro e pediram R$ 5.750 pelo conserto, mesmo após a troca do evaporador há pouco mais de um ano”, diz Igor.
A ocorrência mais comum é o ar-condicionado funcionar por algum tempo e depois parar, como afirma a microempresária Daisy Maria Marques, de Indaiatuba (SP), dona de um 2008 Allure 2017. “Como vários relatos que encontrei na internet, o ar-condicionado do meu carro não está gelando de forma eficiente, ele apenas resfria um pouco o ar e, depois disso, somente ventila, lembra Daisy.
O defeito atinge também o hatch 208, como revela o engenheiro civil Lawrence Scafuro, de São Paulo (SP), dono de um 208 Griffe 2017. “Ao apresentar o problema na revisão de 10.000 km, o atendente me disse ser comum e me levou até um veículo zero-quilômetro para mostrar que o ar-condicionado funcionava mal da mesma forma,” conta Lawrence.
Tivemos acesso ao Boletim Técnico C5HW014DQ0, emitido pela Peugeot em 24/1/2020, e enviado às concessionárias. Nele, a marca recomenda se, em caso de refrigeração fraca, ou sem funcionar, deve-se substituir as juntas tóricas nos dutos de refrigeração da caixa evaporadora. Ainda segundo o documento, o problema atinge todos os 2008 com número de chassi até 1564178.
Consultada, a Peugeot respondeu que dos quatro casos relatados pela reportagem, apenas um (o do engenheiro Igor Leite da Silva) traz registro relacionado ao ar-condicionado e não tem mais nenhum registro nesse sentido. E que o cliente teve seu pedido atendido, com o veículo sendo devidamente reparado. Ainda sobre o Boletim Técnico, a empresa declarou tratar-se de um comunicado que existe para auxiliar a rede no diagnóstico e posterior solução de eventuais incidentes que podem se manifestar em alguma unidade.
O povo reclama
“Com 29.000 km, como o ar não gelava, trocaram compressor e condensador. Aos 36.000 km, o sistema parou novamente. Tive o mesmo problema com o 208 Allure 2014 que possuía.”
Eder Carlos Nunes Olegário, gerente de TI, Recife (PE), dono de um Peugeot 2008 Griffe 2018
“O atendente me mostrou um carro zero que o ar-condicionado funcionava da mesma forma. Por mim, me acostumei com o ‘ar fresco’, que hoje não tenho mais após o veículo rodar 70.000 km.”
Lawrence Scafuro, engenheiro civil, São Paulo (SP), proprietário de um Peugeot 208 Griffe 2017
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