Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como é o segmento de SUVs ainda mais baratos que está se formando no Brasil

Após a onda dos SUVs compactos, uma nova categoria abaixo deles começa a se destacar

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 ago 2024, 10h00
HONDA WRV
Honda WR-V retorna ao Brasil como o SUV do City, em um novo posicionamento (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Os SUVs detêm a maior fatia do mercado de carros novos no Brasil. Segundo a Fenabrave, associação dos concessionários, o segmento representou 47,5% dos emplacamentos no país entre janeiro e junho deste ano.

Esse número, cada vez maior, não surge apenas pela preferência do mercado, mas também pelo crescimento da oferta de modelos. Como consequência, novas categorias começam a surgir, seja pelo saturamento das já existentes, seja pela busca de novos clientes.

É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen
É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)

Este é o caso de um novo segmento que tem crescido em silêncio, apesar do barulho feito pelos lançamentos de seus integrantes. Trata-se de um filão abaixo de compactos como HR-V, Renegade, Creta, Tracker e T-Cross, por exemplo, que já têm concorrência o suficiente.

Continua após a publicidade
Volkswagen Nivus, Renault Kardian e Fiat Pulse se enfrentam
Volkswagen Nivus, Renault Kardian e Fiat Pulse se enfrentam (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre os integrantes está o Fiat Pulse, um dos primeiros da categoria, que chegam a parecer hatches compactos com suspensões elevadas, visual aventureiro e preços iniciais próximos dos R$ 100.000. Recentemente, o Renault Kardian entrou na disputa. Com base de Clio europeu e compartilhando partes com o novo Dacia Stepway, ganhou pinta de SUV para o Brasil e fica abaixo do Duster.

Compartilhe essa matéria via:
WR-V
Novo Honda WR-V (Divulgação/Quatro Rodas)

E está longe de parar por aí. A Honda confirmou para 2025 o novo WR-V, que deixa de ser baseado no Fit e passa a ser “o SUV do City”. O irmão menor do HR-V será o primeiro híbrido flex da marca, produzido em Itirapina (SP). Também para 2025, Pulse e Kardian ganharão a companhia de um Volkswagen, abaixo do T-Cross, e que, nos bastidores, tem a aura de um “SUV do Gol”.

Ele poderá estrear já com motor 1.0 turbo com tecnologia híbrida leve. A Chevrolet não ficará de fora e terá, para 2026, um pequeno SUV baseado no Onix, mas que ficará abaixo do Tracker. Ele é fruto de um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS) e tem chances de ser híbrido. Certamente ainda teremos novidades e falaremos muito sobre esse segmento em breve.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.