Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funciona o controle de largada?

Sistema é capaz de fazer qualquer pessoa acelerar como piloto profissional. Mas como isso é possível?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2021, 13h51 - Publicado em 13 out 2017, 16h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Porsche 911 Arrancada
    É cada vez mais difícil para os pilotos profissionais superar o controle de largada (Reprodução/Youtube)

    Como funciona o controle de largada nos esportivos, como o Launch Control da Porsche ou o Race Start da Mercedes? É possível efetuar o mesmo procedimento num carro automático comum?

    Gianluca Fedele, por e-mail

    O controle de largada (Launch Control) é uma função comum em veículos de alta performance e tem como objetivo tornar a arrancada e a aceleração a mais rápida possível. 

    De pouca utilidade na vida real, ele garante um melhor número no 0 a 100 km/h nos modelos de alta performance. Mas já não é exclusividade de supercarros de pista: o Golf GTI, por exemplo, tem o sistema.

    A mágica está em manter o motor na rotação ideal para a arrancada, fazendo o ajuste do avanço de ignição e do tempo de injeção de combustível e impede o giro em falso das rodas durante a aceleração. 

    Controle de largada semelhante ao dos carros de F-1 que equipa o F430, esportivo
    O “LC” identifica o controle de largada da Ferrari 430 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Ou seja: o sistema modula o sinal do acelerador, independente do quanto ele seja pressionado, para uma saída rápida e sem patinar ou passar do giro ideal.

    Faz isso com a ajuda de um conjunto de dispositivos mecatrônicos, como sensores e atuadores, e de um módulo para gerenciar tudo. Este módulo pode mudar seus parâmetros em função da temperatura do ar e da aderência do piso, dependendo do projeto.

    Após o carro rodar alguns segundos nesse modo, ele é desativado e tudo volta ao modo manual. E o resultado é uma aceleração entre 0,1 s e 0,5 s mais rápida. Esse ganho varia de carro para carro e não depende, necessariamente, da potência, mas sim de como são as definições padrão de seus sistemas.

    Continua após a publicidade

    [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=6Xq2zwxS-uY&w=560&h=315]

    Na maioria dos esportivos, o modo de ativar o controle de largada é semelhante: deve-se parar totalmente o carro, colocar no ajuste esportivo ou no modo dedicado ao Launch Control quando houver, frear com um pé, acelerar com o outro e, por fim, liberar o freio.

    Quando o carro é manual, solta-se o pedal de embreagem de uma vez só. A eletrônica cuidará do resto. 

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.