Como saber se está na hora de trocar os amortecedores do carro?
Os amortecedores não têm validade, podem durar muito ou muito pouco. É preciso estar atento ao comportamento do carro para saber quando substituir
Fernando Leme, Palma (MG)
Os amortecedores podem durar quilometragens elevadas, de até 150.000 km, dependendo das condições de trabalho, que, por sua vez, estão ligadas ao estado dos pisos em que o carro roda, à carga que o veículo transporta e ao estilo de condução do motorista, entre outras variáveis.
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Para saber a hora de trocar, o motorista deve observar se ocorrem mudanças no comportamento do carro. O sinal mais nítido é dado pela carroceria.
Se ela passa a oscilar mais, afundando a frente quando o carro freia ou empinando quando o carro acelera, e lateralmente nas curvas. Cuidado!
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor.
Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício. E, se ao encarar o buraco mais inocente, a suspensão dá final de curso (ouve-se uma batida seca), pode levar o veículo imediatamente a uma concessionária ou oficina.
Outra dica é fazer um exame visual dos amortecedores, procurando sinais de desgaste e vazamentos de óleo, e conferindo também o estado de outros componentes da suspensão, incluindo os pneus, que podem apresentar desgaste irregular. Se ainda assim restarem dúvidas, consulte um profissional.
Pressionar a traseira do carro revela o estado do amortecedor?
Muita gente que dá a dica de testar o amortecedor assim: pressiona a traseira duas vezes para baixo e a solta bruscamente. Rege a cartilha que, se a suspensão balançar para cima e para baixo muitas vezes, o amortecedor já era.
Não é bem assim. Não chega a ser um mito, porém é uma avaliação subjetiva, pois depende das características da suspensão de cada veículo.
O que trocar com o amortecedor?
Existe um kit que inclui ainda buchas, parafusos de fixação, coxins e batentes. O amortecedor gasto não implica necessariamente que os outros itens estejam comprometidos e tenham de ser trocados.
Especialistas, no entanto, recomendam que se renove o conjunto.
Afinal, já que está mudando o amortecedor, manter coxins e batentes velhos talvez comprometa a vida útil do novo componente no conjunto. Mas desconfie de orçamentos extensos que incluam molas e bandejas da suspensão.
Nesse caso, peça ao técnico que mostre onde está o desgaste das peças e procure outra concessionária ou loja especializada para ter uma segunda opinião.