Correio Técnico: como é medida a potência combinada nos carros híbridos?
Dúvida vem do leitor Eduardo Fernandes, de Cordeiro (RJ)
![Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/dscf2391-carro-azul.dng_.jpg-e1592949440803.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nos híbridos, por que a potência combinada não é a soma das potências dos motores a combustão e elétrico? – Eduardo Fernandes, Cordeiro (RJ).
Com a palavra, o engenheiro Ricardo Takahira, da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil:
“Modelos híbridos e híbridos plug-in, na maioria das situações, nunca usam os dois motores simultaneamente.
O motor elétrico é prioritariamente usado no início do deslocamento em aceleração, na frenagem regenerativa e na desaceleração, quando vira um gerador.
Mesmo quando funcionando juntos em uma arquitetura paralela de tração, os sistemas usam engrenagens e transmissões na combinação de tração que representam certa perda.
Isso quando parte da potência do motor a combustão não é usado para recarregar as baterias tracionárias.
Em todos os casos existe aumento de eficiência e não tanto de potência, fruto da política industrial automotiva em todo o mundo: resultando em melhorias e atendendo índices de emissões e energia.”
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