Correio Técnico: o que gasta mais a pastilha, frear brusco ou suave?
Você já deve ter tido essa dúvida após realizar uma frenagem brusca, mas será que o desgaste do sistema é maior nessa situação?
O que gasta mais pastilha: pisar no freio, reduzindo a velocidade aos poucos, ou pisar forte, parando bruscamente? – Marcelo Villa, Guarulhos
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Frenagens suaves gastam mais pastilha porque mantêm essa peça pressionada por mais tempo contra o disco, gerando atrito, embora haja boa dissipação de calor.
Nas frenagens bruscas, ao contrário, o contato entre os componentes é mais breve, mas configura uma situação em que pode acontecer superaquecimento do sistema, comprometendo suas características técnicas e sua eficiência.
Segundo o técnico Domingos Felice, da Hipper Freios, fabricante de discos e tambores, de Sangão (SC), o recomendável é manter as frenagens suaves, mas constantes.
Porém, o mais importante é se atentar que a função dos freios é parar o carro e, portanto, quando tiver que frear, priorize a segurança. O sistema de seu carro foi dimensionado para isso e pastilhas e discos são materiais de consumo.