Correio Técnico: Por que carros elétricos também têm baterias de 12V?
Acumuladores de baixa tensão coexistem com as baterias principais dos modelos movidos a eletricidade
![2019 Nissan LEAF e+](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/11/leaf-bateria-divulgac3a7c3a3o-1-e1574102354618.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por que os carros elétricos têm baterias de 12 V? – Gustavo Casarini, Piracicaba (SP)
Para controlar os sistemas periféricos e monitorar o trem de força do veículo. Ainda que seja uma bateria de alta-tensão — que pode ultrapassar os 400 V — que alimenta os motores elétricos e ar-condicionado, modelos como o Nissan Leaf ainda mantêm o acumulador tradicional para abastecer os controles eletrônicos e itens como faróis, rádio e vidros elétricos.
Além disso, cabe ao sistema de 12 V fazer o monitoramento de toda a rede de alta-tensão.
Por isso a primeira coisa a se fazer antes da manutenção de um elétrico ou no resgate em um acidente é desconectar a bateria de 12 V, o que faz com que todo o resto do carro seja desligado.
Resgate complicado
![Rescue Experience 2019 Chapecó](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/img_20190522_130813603-e1574104636153.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um dos grandes problemas dos elétricos, aliás, é a ausência de avisos de quando o modelo está ligado. Em veículos de competição, como os Fórmula 1, há luzes e até alertas sonoros de que os sistemas ainda estão ativos.
Mas, em casos de acidentes, os socorristas têm dificuldades para saber se é seguro encostar nas carrocerias. A maioria dos carros possui diversos mecanismos de desligamentos, sendo o mais importante o dispositivo automático que desarma a bateria em caso de colisão.
Se essa salvaguarda falhar, porém, será necessário ao bombeiro acessar o compartimento do motor (desligando a bateria de 12V) ou entrar na cabine para desligar a bateria de alta tensão.
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