Especial Namorados: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Correio Técnico: Por que carros elétricos também têm baterias de 12V?

Acumuladores de baixa tensão coexistem com as baterias principais dos modelos movidos a eletricidade

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 3 jan 2022, 17h23 - Publicado em 27 jan 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 2019 Nissan LEAF e+
    A bateria de 12V (à direita) não é responsável por movimentar o Leaf (Divulgação/Nissan)

    Por que os carros elétricos têm baterias de 12 V? – Gustavo Casarini, Piracicaba (SP)

    Para controlar os sistemas periféricos e monitorar o trem de força do veículo. Ainda que seja uma bateria de alta-tensão — que pode ultrapassar os 400 V — que alimenta os motores elétricos e ar-condicionado, modelos como o Nissan Leaf ainda mantêm o acumulador tradicional para abastecer os controles eletrônicos e itens como faróis, rádio e vidros elétricos.

    Além disso, cabe ao sistema de 12 V fazer o monitoramento de toda a rede de alta-tensão.

    Por isso a primeira coisa a se fazer antes da manutenção de um elétrico ou no resgate em um acidente é desconectar a bateria de 12 V, o que faz com que todo o resto do carro seja desligado.

    Resgate complicado

    Rescue Experience 2019 Chapecó
    O resgate de vítimas de acidentes com elétricos exige cuidado extra (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Um dos grandes problemas dos elétricos, aliás, é a ausência de avisos de quando o modelo está ligado. Em veículos de competição, como os Fórmula 1, há luzes e até alertas sonoros de que os sistemas ainda estão ativos.

    Mas, em casos de acidentes, os socorristas têm dificuldades para saber se é seguro encostar nas carrocerias. A maioria dos carros possui diversos mecanismos de desligamentos, sendo o mais importante o dispositivo automático que desarma a bateria em caso de colisão.

    Se essa salvaguarda falhar, porém, será necessário ao bombeiro acessar o compartimento do motor (desligando a bateria de 12V) ou entrar na cabine para desligar a bateria de alta tensão.

    Continua após a publicidade

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.