A tela da central multimídia dos Peugeot 208 e 2008 e Citroën C4 Lounge e Cactus tem irritado os proprietários desses modelos, por conta do mau funcionamento.
O problema é conhecido como o defeito da tela fantasma, pelo fato de o acessóRio parecer ter vontade própria, como relata o comerciante Vinícius Pessoa de Paula, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um 2008 Allure 2017.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
“A tela funciona sozinha e não aceita os comandos quando eu seleciono”, conta o motorista, que levou o carro à concessionária, mas desistiu do conserto quando lhe pediram R$ 600 só para fazer o diagnóstico do problema.
O defeito é conhecido na rede de assistência técnica. Outro motorista, dono de um Peugeot 2008 Allure 2018, que pediu para não ser identificado, afirma que teve a central trocada em garantia por conta de acionamentos involuntários e delaminação na tela.
Mas nem todos têm a mesma sorte. O gerente de vendas Guilherme Alves, de São Bernardo do Campo (SP), proprietário de um Peugeot Allure 2018, conta que teve de pagar R$ 370 pelo diagnóstico com resultado inconclusivo. “E eles me pediram R$ 7.500 pela peça nova”, conta Guilherme.
“Preferi identificar o problema, desconectar a tela touch da placa e o multimídia funcionar de forma defasada, porém sem os toques fantasma e o barulho”, diz.
Para entender o que ocorre com as telas dos modelos da Stellantis, consultamos Reinaldo Soares, proprietário da ReiAudio, oficina especializada em consertos de centrais multimídia em São Bernardo do Campo (SP). “Até hoje troquei mais de 200 telas que apresentaram o problema.
O número só não é o dobro, ou até mesmo o triplo, por falta dessas telas no mercado. A falha ocorre porque os adesivos das telas não suportam o calor do nosso país e o adesivo entre as telas se desprende, o que faz com que a fixação derreta, causando os toques involuntários”, explica Reinaldo.
Embora Peugeot e Citroën façam parte da Stellantis, cada marca tem assessoria de imprensa própria. Questionada, a Peugeot respondeu que tem registro de apenas dois casos. Em um, o cliente reclamou junto ao SAC e foi orientado a agendar o atendimento em uma concessionária.
E o outro teve o acessório trocado. A Citroën, por sua vez, não respondeu até o fechamento desta edição.
O POVO RECLAMA
“O multimídia não responde aos comandos. Ao levar à concessionária, me disseram que a troca fica em R$ 3.550, mas faria por R$ 1.400.”
Paulo Roberto Lopes, coordenador operacional em telecomunicações, Rio Claro (SP), proprietário de um Citroën C4 Lounge Live 2018
“A central multimídia do meu carro começou com aquele problema dos toques involuntários na tela, depois de um tempo reduziu e agora o touch parou de funcionar. Se eu toco na tela, ela não responde, mas fica trocando os menus sozinha aleatoriamente.”
Vagner Silva Oliveira, analista de sistemas, Imbituba (SC), dono de um Peugeot 2008 2018