Deixar carro automático em drive no semáforo gasta mais combustível?
Correio técnico: prática popular no começo da era dos carros com câmbio automático é perigosa e pode gerar danos à caixa
![Honda HR-V Touring Câmbio O câmbio CVT é o mesmo usado no Civic 1.5, feito para aguentar o maior torque do motor turbo](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/honda-hr-v-touring-cc3a2mbio-e1559601762462.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Carro automático parado no modo Drive gasta mais combustível do que em Neutro? – Gabriel Ferreira Veloso, São Luís (MA)
Não, e ficar colocando o carro em neutro a cada parada ainda pode gerar danos no futuro. “Em câmbios automáticos tradicionais, quando o carro fica parado por mais de cinco segundos, são abertas as válvulas do conversor de torque e ele fica em Neutro automaticamente”, explica o engenheiro Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores de Ciclo Otto da SAE Brasil.
Por isso, não há vantagem em tirar a alavanca de Drive para Neutro a cada semáforo. Essa prática pode danificar os componentes, gerando um desgaste precoce no câmbio.
Esse desgaste ocorre porque a maioria dos motoristas que faz isso em semáforos vai colocar em Drive e imediatamente acelerar quando a luz ficar verde.
Posicionar o câmbio em Drive e acelerar logo depois provoca um tranco no câmbio (que é perceptível também na cabine) e pode impactar diretamente na vida útil do sistema.
Além disso, em carros automáticos mais novos já há a opção do start-stop (desliga o motor em paradas demoradas), que poupa combustível sem precisar mudar a marcha.
Neutro automático
![Tiguan Allspace R-Line 350 TSI Tiguan Allspace R-Line 350 TSI](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/tiguan-allspace-r-line-350-tsi-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Muitos carros modernos possuem um recurso capaz de deixar o câmbio em neutro com o carro em movimento quando o motorista não está acelerando.
Esse sistema começou a se popularizar nas caixas automatizadas de dupla embreagem, mas hoje já é aplicado em sistemas convencionais com conversor de torque.
A diferença, nestes casos, é que o câmbio já é projetado para receber esse recurso, e possui bombas hidráulicas especiais que continuam funcionando mesmo com o sistema em neutro.
Colocar seu carro automático em neutro em altas velocidades, entretanto, pode acarretar em sérios danos na caixa e em outros elementos da transmissão.
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