Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Deixar o carro estacionado com as rodas esterçadas é ruim?

O problema não é parar com a roda virada, é até onde você vira antes de parar

Por Redação
Atualizado em 30 abr 2021, 17h26 - Publicado em 8 mar 2016, 12h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (reprodução/Internet)

    Volante - Mercedes A

    Há algum problema em deixar o carro estacionado com as rodas esterçadas? Disseram que nessa posição o sistema hidráulico fica forçado, diminuindo sua vida útil. – Eliakim Rozendo Seleguim, Rio Brilhante (MS).

    Respondendo objetivamente à sua pergunta: não existe problema para a assistência hidráulica nessa situação porque, quando o automóvel está estacionado, o sistema está desligado e despressurizado.

    O problema na verdade está antes. Ao manobrar, o motorista não se deve continuar esterçando quando o volante chega ao fim do batente, pois nessa condição ele pode aplicar uma força excessiva em parte das peças da direção, da suspensão dianteira e do sistema hidráulico, que ainda está pressurizado e produzindo torque, mas sem que haja o movimento das rodas.

    Continua após a publicidade

    Uma situação específica que envolve mais cuidado é o hábito de deixar o veículo estacionado com as rodas viradas na direção da guia, em aclives ou declives – uma espécie de backup caso o freio de estacionamento falhe.

    Carro estacionado com as rodas esterçadas
    (reprodução/Internet)

    Só que isso pode ser bem prejudicial para o carro. Caso ele receba algum peso (como um totozinho do carro que estaciona na vaga acima), todo o esforço terá de ser suportado pelos conjuntos de suspensão e direção em uma situação de estresse para a qual eles não foram projetados: o carro parado, com as rodas esterçadas e um dos pneus já encostado na guia.

    Continua após a publicidade

    Isso pode causar danos imediatos na coluna de direção, eixos, amortecedores e rodas. E se o carro estiver engatado (outra prática comum, feita com o mesmo objetivo), o câmbio também pode ser danificado.

    Se o freio de estacionamento de seu automóvel estiver com a manutenção em dia e sem sinais de mau funcionamento, pode confiar nele – é suficiente. Mas se mesmo assim você prefere ter uma garantia a mais de que o carro não irá se mover, é bom conhecer os riscos envolvidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    A melhor notícia da Black Friday

    Assine QUATRO RODAS pelo melhor preço do ano!

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    a partir de 5,99/mês*
    (Melhor oferta do ano!)

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    "a partir de R$ 10,99/mês
    (Melhor oferta do ano!)"

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.