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É dono de Fiat Argo? Você pode ter direito a reembolso de R$ 400

Incompatibilidades e funções inexistentes levaram a acordo da Fiat com o MP. Consumidores insatisfeitos ainda prometem ida à Justiça

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 set 2021, 11h40 - Publicado em 21 set 2021, 11h12
Fiat Argo Drive 1.0
Problema atinge versões Drive 1.0 e 1.3 do Argo, com fabricação entre meados de 2018 e 2019 (Divulgação/Fiat)

Após anos de reclamações que renderam de reportagens em QUATRO RODAS a processos judiciais, a Fiat parece confiante de que fará as pazes com alguns donos do hatch Argo, insatisfeitos com a central multimídia de seus carros.Em um comunicado discreto e sem divulgação à imprensa, a marca anunciou opções aos donos de Fiat Argo Drive equipados com a polêmica tela de 9’’ polegadas que oferecia menos funções do que o prometido.

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Os problemas começaram em junho de 2018, quando a central Uconnect 7, compatível com Android Auto e Apple Carplay, deixou de ser oferecida aos Argo Drive, barateados em R$ 2.300 com a mudança. Simultaneamente, a central de 9’’ fabricada pela Multilaser estreou como parte do pacote opcional de multimídia (R$ 1.990), acompanhada de volante multifuncional e entradas USB na segunda fileira, e no Pack Connect (R$ 3.800), com esses mesmos equipamentos além de faróis de neblina de rodas de liga leve de 15’’.

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Fiat Argo 9 polegadas
Central de 9 polegadas foi descontinuada após reclamações (Reprodução/Fiat)

Durou pouco, e após reclamações quase imediatas a Fiat reinseriu a Uconnect 7 nos Argo Drive em fevereiro de 2020. Se antes o equipamento era de série no Drive 1.3 e opcional no Drive 1.0, em seu retorno o item se tornou opcional a ambas motorizações, custando R$ 2.990 e sem outros equipamentos incluídos no preço.

Site da Fiat continua anunciando central da Multilaser com funções sabidamente incorretas
Site da Fiat continua anunciando central da Multilaser com funções sabidamente incorretas (Reprodução/Fiat)

Apesar do bom tamanho, o display não dispunha de navegadores como Google Maps e Waze, tampouco suporte a Apple Carplay e Android Auto. Era tecnicamente possível espelhar a tela do smartphone na central, mas o processo era complexo e se tornou eventualmente impossível graças a atualizações em sistemas operacionais Android e iOS.

Todas essas funções seguirão inexistentes, mas donos de versões Drive do hatch fabricadas entre 30/4/2018 e 23/12/2019 e equipadas com a tela de 9’’ poderão levar seus veículos à concessionária para uma atualização que incluirá navegação via GPS na central multimídia.

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Acordo com Ministério Público

Central multimídia Uconnect saiu e voltou (mais cara) ao Argo Drive
Central multimídia Uconnect saiu e voltou (mais cara) ao Argo Drive (Fiat/Divulgação)

A solução apresentada pela Fiat vem de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 2 de julho. Nele o MPDFT ressalta que “a solução tecnicamente viável, no momento, é a instalação de dispositivo para possibilitar a utilização da função do produto afetada (navegação/geolocalização)”.

Fiat Argo 9 polegadas
Catálogo da Fiat à época do lançamento da central multimídia da Multilaser (Reprodução/Fiat)

Não há motivo de pressa na atualização, dado que o prazo para que ela seja efetuada é de até cinco anos após a emissão da nota fiscal do veículo. Outra obrigação da Fiat é de seguir atualizando “mapas e demais informações” da central de modo gratuito “também gratuita, nos cinco anos seguintes ao da instalação, totalizando seis anos de atualizações ao cliente”.

Quem não aceitar a proposta poderá solicitar um reembolso de R$ 400,00, “a título de abatimento proporcional do preço, face a incompatibilidade apresentada pela central multimídia de 9’’ com as recentes atualizações dos aparelhos celulares, que afeta exclusivamente a função de espelhamento”, diz o comunicado da fabricante.

Proprietários excluídos

Autodefesa Argo
Há mais de dois anos clientes como Eduardo Roberto Fama brigam por uma solução à central do Argo (Chico Cerchiaro/Quatro Rodas)

Um ponto polêmico, entretanto, é a exigência de que apenas o “primeiro e atual proprietário” do carro possa solicitar a atualização ou pedir o reembolso, excluindo do TAC aqueles que compraram seus Argo usados. Procurada por QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa da Fiat se comprometeu a esclarecer o motivo dessa exigência. Apesar dos contatos, porém, não houve resposta no prazo prometido. 

A exigência prevista no TAC provocou irritação entre donos dos modelos afetados e já há relatos de consumidores que se preparam para reclamar o benefício através da Justiça, mesmo não sendo donos originais. O próprio Ministério Público ressalta que “o TAC não impede que os consumidores, individualmente, busquem soluções diversas nas esferas administrativa e judicial”.

Caso o cliente seja o primeiro dono de um Fiat Argo fabricado entre 30/4/2018 e 23/12/2019 e com a central multimídia de 9’’ instalada o processo de instalação ou reembolso pode ser iniciado através do 0800-707-1000 ou via WhatsApp, em (31) 2123-6000.

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