Férias: como transportar suas bagagens de forma correta
É possível colocar seus pertences fora do porta-malas, desde que você tenha alguns cuidados
Se há um drama comum a qualquer pessoa que use automóveis é o espaço para bagagem. Na maioria das vezes, claro, a falta de espaço. Ou, quando o espaço é suficiente, peso em excesso pode ser um problema.Por isso, é preciso ter cuidado é com a balança. “Ultrapassar o limite de carga máxima do carro faz com que a altura livre do solo seja reduzida, sobrecarregue a suspensão e provoque até danos irreversíveis à estrutura do veículo”, alerta Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi.
E nem é preciso exagerar na bagagem para chegar a esse ponto, pois muitos modelos têm um índice baixo de capacidade de carga.
A disposição das malas também deve ser criteriosa. Objetos mais pesados devem ficar o mais próximo possível ao eixo traseiro, e bem fixadas caso sejam colocadas dentro da cabine.
Esse ponto, aliás, é polêmico, pois a lei que impede colocar bagagens no habitáculo, em teoria, é exclusiva para ônibus.
Na dúvida, evite colocar objetos sobre o tampão do porta-malas. “Não se recomenda levar bagagens nesse local porque, além de obstruir a visão do motorista, elas podem ser arremessadas em direção aos ocupantes em caso de frenagem ou colisão”, afirma Rubio.
A alternativa mais segura é acomodar as bagagens extras em compartimentos próprios sobre o teto ou em carretinhas. Mas isso exige prudência na condução e até na hora de entrar na garagem – afinal, com uma bicicleta no teto, a altura do seu veículo será muito maior.
Para evitar prejuízos, vale uma dica: coloque um lembrete em um lugar visível no painel do carro alertando sobre as dimensões extras de seu veículo.
Carga até o forro
Pode bagagem sobre o tampão que cobre o porta-malas? A lei que aborda esse tema é confusa, o que pode render uma multa. Na dúvida, evite ao máximo bloquear a visibilidade do retrovisor central.
Sobre o banco traseiro
Rebater os bancos de trás não só é permitido como é útil para colocar objetos volumosos dentro da cabine. Apenas assegure-se de que toda a bagagem esteja bem fixada.
Na frente, vale!
É possível acomodar objetos também no banco dianteiro. Mas eles não podem obstruir a visão do espelho direito nem ficar sobre o colo ou entre as pernas do motorista, sob pena de multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
Estica até o fim
Desde 2010, a carga pode ultrapassar o comprimento do carro. Ela deve ser sinalizada (com fitas de cores chamativas e/ou reflexivas) e ter luz e refletor vermelhos, caso viaje à noite.
Mas é preciso fazer contas: o balanço traseiro somado ao excesso da carga só pode medir no máximo 60% do tamanho do entre-eixos do veículo.
Tudo pra cima
Bagageiros sobre o teto são práticos, mas têm regras rígidas. A principal é que a carga não pode ter mais de 50 cm de altura (medidos a partir do teto do carro) e nem ultrapassar largura ou comprimento do veículo. E fique atento ao peso máximo que ele suporta.
Bikes
Bicicletas são a única exceção para cargas sobre o veículo: elas podem ultrapassar os 50 cm de altura sobre o teto. Podem ser presas de pé ou deitadas no teto, ou em suportes na traseira – neste caso não devem cobrir a placa.
Se cobrir, é preciso colocar uma placa extra que deve ser lacrada.
Tudo preso
Um acessório muito útil é uma rede (rígida ou flexível) que isola o compartimento de bagagens do resto da cabine. Isso evita que objetos caiam sobre os passageiros e o motorista em freadas ou curvas mais intensas.
Carretas
Usar carretas para levar mais bagagem é um recurso mais caro, mas útil quando há muitas malas ou o porta-malas está obstruído – como em veículos de sete lugares completo.
Primeiro é preciso ver se o seu carro pode receber engate – a Honda, por exemplo, não indica esse recurso a nenhum de seus modelos nacionais.
Depois, será necessário colocar um engate de acordo com a lei (fixado ao monobloco e com fiação elétrica).
Picapes
A lei permite que picapes trafeguem com a tampa da caçamba abaixada ao carregar objetos volumosos. Mas só se a placa traseira e as lanternas não forem obstruídas, e o balanço traseiro total não pode superar 60% da medida de entre-eixos.
Modelos como Renault Oroch, Fiat Toro e Strada oferecem extensores de fábrica como acessórios. Esses equipamentos incluem até espaço para uma segunda placa traseira, que deve ser lacrada também.
Carros que não são afeitos a carregar muito peso
Listamos seis modelos que têm baixa capacidade de carregar peso (esse total INCLUI o motorista e passageiros)
1º | Fiat 500 1.4 | 320 Kg |
2º | Suzuki Jimny | 330 Kg |
3º | Chevrolet Prisma Joy | 375 Kg |
4º | Renault Kwid | 375 Kg |
5º | Ford Fusion Hybrid | 386 Kg |
6º | Peugeot 308 2.0 AT* | 416 Kg |
*versão descontinuada no Brasil