Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Honda HR-V alerta trocar o óleo após revisão? É erro da concessionária!

Alerta de revisão programada precisa ser reiniciado na concessionária após todas as revisões, mas cliente também pode fazer isso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 12 nov 2024, 15h40 - Publicado em 12 nov 2024, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comprei um HR-V Advance 2023 Turbo e, depois de rodar apenas 1.000 km, após a primeira revisão, o aplicativo do carro já está me informando que eu tenho que trocar o óleo de novo – Francisco de Oliveira Filho, via e-mail

    Na verdade, não se trata de um problema, mas sim de uma desatenção do técnico ao fazer a troca de óleo. A mecânica Luciana Félix diz que o Honda HR-V, em específico, não tem relatos de fuga de óleo oculta. “Acredito fortemente que tenha sido uma falta de reset quando você realizou a manutenção preventiva”, responde.

    É a mesma resposta dada pela montadora. De acordo com a Honda Automóveis do Brasil, “o mais provável é que, na ocasião da revisão, o sistema de monitoramento de troca de óleo não tenha sido resetado. Dessa forma, o sistema de monitoramento do óleo gerou o alerta citado”.

    Mas, afinal, o que é o reset? Seu carro tem um sistema programado que te avisa com base na quilometragem quando é necessário fazer a troca do óleo ou fazer as revisões programadas. Porém, quando levamos o carro ao mecânico ou concessionária para realizarem o serviço, é necessário que o sistema do carro seja reiniciado, para que ele possa voltar a fazer a contagem certa.

    Se o reset não for feito, o sistema do carro interpreta que não houve troca de óleo. Com isso, ele continuará indicando que está na hora de fazer a revisão.

    Continua após a publicidade

    Apesar de assustar, esse não é um problema sério e não é necessário fazer uma nova troca do óleo. “E isso não traz nenhum dano inicialmente ao motor. No entanto, você não terá a quilometragem correta para a próxima troca de óleo”, explica Luciana Félix.

    De acordo com a Honda, fazer o reset é fácil e todo o processo consta no Manual do Proprietário. Entretanto, se preferir, também é possível procurar uma concessionária da rede autorizada para realizar o procedimento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.