Manual do BYD Song Plus indica jeito errado de fechar o capô, que amassa
Donos do BYD Song reclamam dos amassados ao fechar o capô (da maneira que é recomendada no Manual do Proprietário)
Todo motorista deveria saber que, para fechar o capô do carro, o correto é soltar a tampa, a alguns centímetros de altura, de modo que ela feche com o impacto. Nem todo motorista sabe disso, no entanto, e faz errado, pressionando a lataria até ouvir o click da trava, podendo assim amassar o capô. O erro pode acontecer por desconhecimento, excesso de zelo, mas também por falta de orientação das concessionárias, quando o cliente retira o carro zero-km.
No caso do BYD Song Plus há um agravante porque seu Manual do Proprietário recomenda pressionar a lataria. Não é possível afirmar que o manual seja o responsável pelos capôs de Song Plus amassados, porque poucos motoristas leem o manuais. Mas dá para reclamar da falta de orientação por parte das concessionárias. E também do fato de esse SUV ter tantos problemas desse tipo, como relatam os proprietários.
O engenheiro Marcelo Carraro, de Porto Alegre (RS), dono de um Song Plus 2023, diz que notou um amassado 15 dias depois de comprar o carro. “Pensei que havia sido eu, mas, ao observar uma foto tirada no dia da entrega do carro, percebi que já estava dessa forma”, conta. O problema teria acontecido antes, quando o carro ainda estava no pátio da concessionária.
É comum os proprietários perceberem depois de um tempo que estão com o carro, como conta o empresário e dono de um canal no YouTube sobre o Song, Cristiano Meditsch, de Porto Alegre (RS), proprietário de um Song Plus 2022. “Achei que era normal, mas, ao colocar o meu carro ao lado de um modelo semelhante, percebi a diferença de uns 2 centímetros no centro e acima do final do capô. Hoje, só fecho soltando a peça, tenho receio de fazer como manda o manual, apertando”, afirma Cristiano.
O manual fala: “Puxe o capô para baixo para fazer com que o anel de trava do capô entre em contato com a trava do capô. Coloque as duas mãos na área mostrada na figura, em frente ao capô, e pressione com força para travar completamente o capô”.
Ouvimos as concessionárias e descobrimos que cada uma trata o problema de modo diferente. Em uma, o funcionário colocou a culpa no proprietário. “Ocorre por mau uso e não tem garantia”, disse. Em outra, o profissional foi mais consciente: “Como já atendemos 26 casos, estávamos exatamente nesse momento em uma reunião onde decidimos fazer uma planilha com os casos que recebemos e enviaremos para a fábrica, que não está pagando (o conserto)”.
Consultada, a BYD contradisse o manual do carro. Segundo ela, “a maioria dos usuários procede de forma errada, pois baixa o capô (até encontrar a trava) e força o fechamento”. A empresa afirma que a parte superior do capô não tem e não necessita de resistência ou qualquer estrutura especial em relação à carroceria. “O procedimento correto é baixar o capô até aproximadamente 20 cm do trinco e soltar a peça”, concluiu.