Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mitos e verdades sobre os pneus do seu carro

Modelo de uso misto, run flat, verdes, de alta performance... Não importa o tipo, cada um deles é cercado de mitos. Aprenda quais são os principais

Por Glauco Lucena
Atualizado em 4 Maio 2021, 10h54 - Publicado em 11 Maio 2017, 19h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mitos Pneus
    (Denis Freitas/Quatro Rodas)

    Pneus verdes são piores de frenagem?

    Mito, mas já foi verdade – De fato, havia maior necessidade de espaço de frenagem nos primeiros pneus ecológicos, mas isso apenas em piso seco, devido à menor resistência ao rolamento. No molhado, eles se saíam até um pouco melhor que os convencionais.

    “Hoje, porém, os grandes fabricantes desenvolveram novos compostos, com menos carbono black e mais sílica. Por isso, não há mais diferença em termos de frenagem”, diz José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia da Bridgestone.

     

    Pneu de uso misto dura menos?

    Verdade – O modelo A/T é feito para andar mais no asfalto que na terra, porém tem mais resistência a piso acidentado que o pneu on-road. Assim, se trafegar só na cidade, ele se desgasta um pouco mais, por sua maior resistência ao rolamento.

    Gustavo Loeffler, do departamento técnico da Yokohama, lembra que “rodando só no asfalto, ele também tem desgaste mais irregular, por isso exige mais alinhamento e balanceamento”.

    Continua após a publicidade

     

    Pneu de uso misto prejudica o consumo?

    Verdade – Assim como a durabilidade é afetada, o consumo sofre um pouco mais nos modelos A/T que rodam apenas no asfalto, comparados aos on-road. “Mas é uma diferença tão pequena que nem se compara a fatores como falta de calibragem ou direção mais agressiva, entre outros que afetam o consumo”, diz Fabrice Weisgal, gerente de marketing da Goodyear.

    Mas o maior pênalti aqui é o ruído. “É frequente o dono de SUV vir trocar seus pneus de uso misto por modelos on-road. A reclamação mais comum é o incômodo com o conforto acústico e de rodagem”, diz Leandro Richter, gerente da rede DPaschoal.

     

    Run flat é mais duro e frágil?

    Mito, mas já foi verdade Realmente, o desconforto ocorria nas primeiras gerações desses pneus, que podem rodar furados. Quanto à fragilidade em asfalto de má qualidade (tão comum no Brasil), os especialistas dizem que os novos modelos já possuem estrutura menos rígida e mais resistente que os primeiros. “Hoje ficou apenas o mito”, afirma Rafael Astolfi, gerente técnico da Continental.

    Continua após a publicidade

     

    Pneu de alta performance melhora o desempenho de carros comuns?

    Verdade O alto custo de pneus de alta performance não combina com a proposta econômica de carros de passeio, mas a Goodyear já fez esse teste em seu campo de provas. O resultado? “Uma melhora discreta, mas perceptível, tanto no desempenho do carro como nos resultados de frenagem e de dirigibilidade”, explica Weisgal.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.