De todos os problemas que a tecnologia já resolveu, o tempo em que passamos (contra nossa vontade) em automóveis não é um deles. O bom é que os novos sistemas de entretenimento já podem amenizar o tédio de engarrafamentos ou simplesmente transformar o carro em uma sala de cinema de altíssimo nível.
Além de investir em equipamentos de som ajustados por maestros, marcas como a chinesa Xpeng começaram a usar os próprios recursos do carro para aumentar o realismo de filmes.
O SUV elétrico Xpeng G9, recém-lançado, é o primeiro a trazer uma experiência multimídia 5D, na qual as saídas de ar-condicionado e os comandos elétricos dos bancos são utilizados para melhorar a imersão dos ocupantes em músicas e filmes.
Na apresentação do luxuoso modelo – que pode exceder o equivalente a R$ 400.000 –, a montadora chinesa mostrou um exemplo no qual as 30” de tela no painel exibem um vídeo de montanha-russa: de maneira alinhada ao deslocamento do carrinho, as saídas de ar ajustam intensidade e direção do vento no rosto dos ocupantes. Ao mesmo tempo, os massageadores dos bancos vão simulando a trepidação dos trilhos.
Concorrente local da Xpeng, a Nio (tida por muitos como a “Tesla chinesa”) lançou óculos especiais para que o carro gere hologramas: no caso dos ocupantes dos bancos de trás, os óculos permitem assistir a filmes e séries como se uma TV convencional estivesse no encosto de cabeça.
Ele filtra as vibrações do veículo e, em futuro breve, será usado também para projetar imagens no para-brisa.
O motorista verá uma seta exatamente sobre a faixa em que deve acessar determinada rua, ou simplesmente ver uma luz vermelha acendendo sobre um animal que cruzar o seu caminho – com a velocidade de cálculo dos computadores ajudando os reflexos humanos – uma contribuição e tanto para a segurança.