Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O fim dos opcionais

Montadoras investem em modelos com versões com pacotes fechados - e o consumidor só tem a ganhar

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 22 abr 2021, 16h57 - Publicado em 23 mar 2014, 19h11

servicos servicos

Dê uma olhada nos últimos lançamentos. Se sentiu falta da lista de opcionais, então você acaba de conhecer a nova tendência do mercado. Em vez de vários itens pagos à parte, as montadoras trabalham agora com versões que já trazem pacotes fechados. Em geral, há a básica, a intermediária e a completa, numa estratégia que vem ganhando força no Brasil nos últimos três anos. O motivo é um só: facilitar a produção. Mas quem ganha, acredite, é você.

“Imagine que você é um cozinheiro que pode preparar um espaguete enquanto as pessoas escolhem o molho. Isso é simples. Agora imagine que você tem de preparar espaguete, arroz, feijão, couve… Com diferentes temperos. Vai levar muito mais tempo. Com os carros também é assim. Com um opcional, você tem de usar um chicote diferente, uma bateria de mais amperagem, e ele vem com um interior diferente… Isso complica o processo”, diz Paulo Roberto Garbossa, diretor da ADK Automotive. “As marcas vêm adotando um mix de produção mais simples, com versão básica, média e top, o que deixa o processo mais rápido, pois exige um mínimo de alterações.”

Na Ford, por exemplo, hoje quase não há opcionais, o que vale do Fiesta Rocam ao Fusion. Em 2003, o Focus trazia opcionais como teto solar, alarme, rodas de liga, temporizador dos vidros elétricos, travamento elétrico das portas e airbags de duplo estágio. Agora só há três versões (S, SE e Titanium), com câmbio automático e ar digital como únicos extras.

Continua após a publicidade

Assim, como a tendência é que o carro básico equipado desapareça, só teremos versões sempre com o mesmo pacote. E elas terão valor de mercado condizente com o conteúdo. “Quando você comprava um carro pelado e o equipava, com opcionais ou na loja de acessórios, você perdia o investimento nos opcionais ao vendê-lo. O valor de tabela só considera o que o carro traz de série, não o que você investiu depois. O único benefício na revenda era que você o passava para a frente mais facilmente”, explica Julian Semple, consultor sênior da Carcon Automotive.

Outra mudança é que os equipamentos agora custam bem menos. “Carro novo com direção hidráulica nos anos 70 tinha acréscimo de 50% no preço, pois era um item caro. Hoje tem economia de escala: o valor aumenta menos de 5%”, diz Semple.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.