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O freio do carro fica condenado após ter fadiga?

Estressou o freio do carro? É melhor conferir todo o sistema para saber se está em dia e funcionando como deveria

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 6 out 2024, 18h06 - Publicado em 6 out 2024, 17h15
Ferrari Freios
Todo sistema deve ser dimensionado para a aplicação a que se destina (Divulgação/Quatro Rodas)
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Depois que um freio sofre fadiga, é necessário trocar o conjunto? Júlio Cesar, Itapetininga (SP)

A perda de eficiência causada pelo aquecimento excessivo chama-se fadiga (ou fading). Pode ocorrer por dois motivos básicos: o primeiro é o calor alterar as características dos materiais envolvidos no atrito entre o ferro dos tambores ou discos e a fibra composta das pastilhas ou lonas. Um sistema saturado, que não consegue mais absorver calor, tem diminuída sua capacidade de frear.

A outra razão é a alta temperatura provocar a ebulição do fluido, que fica cheio de borbulhas (cavitação) e não transmite a força necessária para o acionamento dos pistões – por esse motivo, é bom escolher o melhor fluido possível e permitido no seu veículo.

Há um sistema de classificação dos fluidos, através da sigla Dot (Department of Transportation, equivalente ao Ministério dosTransportes dos Estados Unidos). Quanto mais alta a numeração, menor a tendência de o fluido reter água e então ferver. Os fluidos Dot 3 entram em ebulição acima de 205 °C ; os Dot 4, a partir de 230 °C e os Dot 5, ao passar de 260 °C – mas este não pode ser aplicado em carros que não foram desenvolvidos para ele.

Freios Cerâmicos

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Consultamos a ZF para esclarecer esse tema. Segundo o técnico Daniel Rodrigues, a troca do conjunto depende do estado de cada componente do sistema. “O sistema de freios compreende vários componentes”, explica Daniel.

É essencial que sejam avaliadas peças como pastilhas, por exemplo, de freio. Caso apresentem desgaste até o limite recomendado, elas devem ser substituídas. Se os discos de freio estiverem desgastados, empenados ou apresentarem sulcos profundos, eles também podem precisar ser substituídos.

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Tambores e sapatas de freio, utilizados em sistemas de freio a tambor, por exemplo, devem ser trocados se os tambores estiverem desgastados ou apresentarem rachaduras. As sapatas também devem ser substituídas se estiverem desgastadas.

Daniel lembra ainda que o fluido para freio deve ser trocado periodicamente a cada 12 meses, conforme as recomendações do fabricante, ou se houver contaminação ou presença de umidade. Outros componentes importantes são as pinças de freio.

“Se apresentarem vazamento ou os pistões não estiverem funcionando corretamente, elas podem precisar de reparo ou substituição”, diz o especialista. “E as mangueiras também são um ponto de atenção, pois qualquer sinal de desgaste, rachaduras ou vazamento requer substituição imediata”, finaliza.

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