O que é “menos pior”: pneus remolds ou recauchutados?
Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS
Qual o melhor pneu no caso de não haver um novo para compra: remold ou recauchutado? – Ivan Salles, Rio Claro (SP).
Caso não esteja disponível um pneu novo, a opção deve ser por um remold. Ele utiliza um pneu usado, porém com sua estrutura já inspecionada, pois ela será raspada de talão a talão, diferentemente dos recauchutados, que são raspados somente na banda de rodagem. A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes. O diâmetro das novas ranhuras não deve ser inferior a 6 mm, com indicadores de desgaste com altura entre 1,6 mm e 2,2 mm.
Para pneus radiais limitados a velocidades de até 190 km/h, são permitidas duas reformas. Para pneus acima de 190 km/h, apenas uma reforma é liberada.
Em 2004, QUATRO RODAS fez um teste de pista com quatro marcas de pneus do tipo remold, utilizando um jogo de pneus novos como referência.
Nível de ruído e consumo foram parecidos, mas os remolds mostraram ter limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, além de menor aderência lateral.
Nas frenagens, os resultados em pista seca foram parecidos. Já em pista molhada, a 80 km/h, a diferença de um remold para um novo chegou a 7,5 metros.
Outra deficiência dos remolds é a vida útil, entre 30% e 50% menor que a dos pneus novos. Os preços, por outro lado, costumam ser a metade dos comuns.