O que é o sistema LSD que equipa as picapes Hilux e L200?
Ela significa Limited Slip Differential ou diferencial de deslizamento limitado. Entenda:
O que é o sistema LSD que equipa as picapes Toyota Hilux e Mitsubishi L200? – Alexandre Ferraz de Campos, Tietê (SP).
LSD significa Limited Slip Differential ou diferencial de deslizamento limitado. O seu objetivo é limitar ou evitar que a roda com menos tração patine e a de maior tração fique imóvel.
Em um diferencial comum, o torque é transmitido para a roda com menos aderência, para equalizar as diferentes velocidades de giro das rodas de cada lado do eixo quando o veículo faz uma curva. Isso ajuda bastante no asfalto, mas pode dificultar a vida do motorista no off-road, pois acaba transferindo o torque justamente para a roda que está patinando na lama.
O tipo mais comum de LSD é aquele com vários discos (como uma embreagem múltipla) e mola que conectam os dois lados do eixo até um certo nível de torque, quando então ocorre o deslizamento, ou seja, permite o funcionamento normal do diferencial – por exemplo, em curvas no asfalto.
A experiência de jipeiros e técnicos de testes em campo é que o veículo com tração traseira e equipado com LSD passa por 70% dos desafios que imaginamos que seriam ultrapassados somente por um veículo 4×4. Tanto é que o LSD em picapes de grande e médio porte é comum hoje.
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Em picapes compactas de tração dianteira como Fiat Strada e VW Saveiro, há o recurso chamado de boqueio eletrônico do diferencial. No caso da Saveiro, o mesmo sistema que atua no controle de tração e estabilidade detecta a falta de tração em alguma roda e utiliza os freios para anular o funcionamento do diferencial em situações de fora de estrada, igualando o torque entre os dois semieixos.