Oficina virtual
Profissionais ensinam o bê-a-bá da mecânica na internet e ganham dinheiro com vídeos
A internet consegue transformar qualquer um em celebridade instantânea da noite para o dia. São muitos os casos de pessoas que deixaram seus antigos empregos para viver como celebridades da web, escrevendo em blogs ou gravando programas curtos publicados no YouTube. Foi este segundo caminho o escolhido por dois mecânicos, que em comum viram seus negócios crescerem e prosperarem, graças ao poder da rede mundial de computadores.
Alexandre Dias, dono da High Torque Centro Automotivo, publicou seu primeiro vídeo há seis anos, inicialmente para mostrar os serviços de sua oficina. “A intenção era mostrar aos clientes quais eram os serviços feitos em seus carros, detalhando os procedimentos e quais as peças usadas na revisão”, afirma. “Acreditei que sendo transparente ao deixar meu cliente por dentro de tudo o que fosse feito em seu carro, meus clientes poderiam ficar mais satisfeitos e indicar meus serviços para os amigos”.
Deu certo. Hoje, várias pessoas procuram a High Torque (uma oficina que sequer possui placa na fachada) após assistir os vídeos publicados no canal mantido por Alexandre no YouTube, que acumula mais de 10 mil inscrições. “A maioria da minha clientela chega a mim por conta dos vídeos, ou então são indicados por quem viu os vídeos”.
Tales Domingues também apostou no conteúdo em vídeo e se deu bem. Depois de observar que vários clientes se incomodavam por não saber quais eram os problemas com seus automóveis, resolveu criar o Doutor Carro no final de 2009. O programa ensina como identificar problemas básicos de manutenção e responde dúvidas dos espectadores ao vivo. “Fui chamado de louco por meus amigos e passei nove meses sem ter retorno algum. Somente três anos depois de começar o projeto é que o Doutor Carro começou a crescer”.
Atualmente, Tales dedica 14 horas do seu dia à atração, publicando novos episódios às terças e quintas-feiras. A exemplo de Alexandre, toda a produção é realizada pelo próprio Tales, que cogitou até construir um estúdio para realizar as gravações, o que acabou não acontecendo. “Apesar de ser prático, um estúdio não reproduziria meu ambiente de trabalho e as dificuldades nele encontradas”, justifica.
Ambos só têm motivos para sorrir desde que começaram a usar a internet como ferramenta de divulgação de seus serviços. Tales triplicou sua renda mensal e hoje vende até DVDs sobre noções de mecânica com a marca Doutor Carro. Já Alexandre consegue realizar viagens internacionais para produzir conteúdo para seu canal.
Veja os dois canais clicando nos links abaixo: