Claudio Basto, Rio de Janeiro (RJ)
O airbag é um dos instrumentos que servem para aumentar a segurança das pessoas dentro de um carro. Mas será que ele tem o mesmo efeito quando o cinto não está afivelado?
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De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
Em se tratando de um choque frontal de gravidade tal que a unidade de controle defina a atuação de airbag, os airbags serão acionados. Entretanto, a proteção ao ocupante estará totalmente comprometida se ele não utilizar o cinto de segurança.
Na verdade, estar sem cinto é até pior. Sem cinto, o acionamento do airbag pode causar ferimentos, pois o corpo do ocupante fica solto, se aproximando demais da área de expansão da bolsa – a distância considerada adequada entre o tórax e o volante ou painel contendo o airbag é de cerca de 45 cm.
Portanto, é fundamental que se utilize o cinto de segurança e escolha um modelo que tenha um bom número de airbags para proteger o motorista e os passageiros.
Como os airbags são acionados?
No momento da colisão, sensores eletrônicos instalados na região do pára-choque detectam a súbita desaceleração do carro e comunicam o fato à central eletrônica. A central aciona imediatamente uma espoleta elétrica no módulo do airbag, que gera uma espécie de curto-circuito.
Esse choque elétrico provoca uma pequena explosão junto das pastilhas de ácido sódico ali armazenadas, que produzirão nitrogênio, o gás que enche a bolsa de ar. Tudo isso em 0,003 segundo.
O que os sensores também são capazes de identificar é o sentido da colisão. Portanto, um carro que tem airbags frontais, laterais e de cortina pode acionar apenas os airbags dianteiros no caso de uma colisão frontal.
Outra particularidade é que o inibidor de airbag, a chave que permite desligar o airbag do carona para a instalação de cadeirinhas infantis ali (o que é proibido no Brasil), só desliga os airbags frontais. Os airbags laterais e de cortina não são um perigo para as cadeirinhas infantis, ao contrário dos dianteiros.
Em carros mais caros a desativação é automática e usa um sensor de peso no banco do passageiro. Quando ele mede qualquer índice que não corresponda a um adulto, ele desliga automaticamente a bolsa frontal.
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