Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Eu perco a garantia de fábrica ao blindar carro zero km?

A resposta pode ser positiva ou negativa, dependendo da empresa que irá fazer a blindagem. Também é importante conferir a garantia do serviço

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 abr 2024, 18h37 - Publicado em 30 abr 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volvo XC90 blindado
     (Divulgação/Volvo)

    Não é o ideal, mas o aumento nos casos de violência (principalmente os roubos a mão armada) faz com que cada vez mais motoristas optem por blindar seus carros. Mas a blindagem não é simples e muitas dúvidas podem surgir para aqueles que pretendem submeter um carro ao processo pela primeira vez.

    Muitas pessoas que procuram a blindagem ficam na dúvida se o processo pode acabar anulando a garantia de seus zero-km. Afinal, é necessário adicionar paineis balísticos nas portas e substituir os vidros convencionais pelos de policarbonato. Mas a resposta para essa pergunta pode ser “sim” ou “não”, dependendo do local onde você blindará o automóvel.

    A blindagem altera parte da estrutura da carroceria para deixá-la mais resistente, adicionando placas de materiais como aço e aramida. Porém, não necessariamente isso vai contra as regras da garantia veicular.

    Para ter certeza de que, mesmo após a blindagem, a cobertura continuará valendo, é necessário escolher bem a empresa que fará o serviço. Embora muitas blindadoras estejam liberadas para fazer o procedimento em qualquer veículo, deve-sw selecionar apenas àquelas que são homologadas ou certificadas pela fabricante do seu carro.

    Esse é o principal requisito a ser levado em conta: com a certificação da montadora, há plena certeza de que a garantia não será invalidada. Além disso, as empresas selecionadas, na maioria dos casos, criam projetos específicos para cada marca ou modelo, de modo as configurações originais são pouco alteradas.

    volvo-xc90-blindado (2)
    Teste blindagem feito em um Volvo XC90 pela Carbon (Divulgação/Volvo)

    Uma empresa certificada saberá, por exemplo, como blindar o seu modelo de modo que nenhum sistema original do carro apresente mal funcionamento, em especial aqueles que utilizam câmeras e radares, como os ADAS

    Continua após a publicidade

    Algumas montadoras já oferecem a blindagem de fábrica, como a BMW em seu programa BMW Protection. Outraa têm parceiros recomendados desde o momento da compra. A Carbon, por exemplo, é uma das principais blindadoras do Brasil e está homologada pela Volvo, Jaguar Land Rover, BYD, Toyota, GWM e GM.

    Compartilhe essa matéria via:

    Se você fez a blindagem em um estabelecimento certificado e tem certeza de que a sua garantia continuará valendo, então é necessário se preocupar com a garantia da própria blindagem. Ela varia de acordo com os materiais escolhidos, o nível e a empresa que fará a blindagem, entre outros. Mas, no geral, a média é de cinco anos.

    Mas é preciso ficar atento pois, na maioria dos casos, elas são válidas para problemas técnicos de montagem, como a delaminação precoce dos vidros (processo que faz surgir bolhas de ar). Em caso de acidentes ou se o carro for alvejado, não existe cobertura e é necessário trocar completamente a proteção extra.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.