Pintura, direção e motor: as reclamações dos primeiros donos do Fiat Pulse
Sucesso de vendas no lançamento, o novo Fiat Pulse desaponta motoristas, que reclamam de problemas diversos no SUV
Das 9.000 unidades do Fiat Pulse reservadas no período de pré-venda, 6.725 delas foram emplacadas até o final de dezembro. Quem ainda não recebeu o carro tem um aumento de preços para lidar – o segundo aumento não será considerado para esses clientes – e há casos de quem está insatisfeito com o carro que recebeu.
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Os defeitos do Fiat Pulse relatados envolvem sistema de direção, falhas no motor, pintura e em sistemas eletrônicos. O caso da aposentada Joisete Salmorea, de Curitiba (PR), dona de um Pulse Impetus 1.0 turbo, ilustra isso.
“Estou há mais de 30 dias sem poder usar o carro em razão de diversos problemas como riscos na pintura, amassados na lataria e falhas no acabamento”, afirma. “Na concessionária, me disseram que se eu fosse prestar atenção a tudo o que um carro novo tem, não compraria nenhum”, relata. Segundo ela, porém, as falhas se avolumam, pois central multimídia, rádio, ar-condicionado e até mesmo os piscas também pararam de funcionar.
Os problemas de pintura estão entre os mais citados pelos proprietários insatisfeitos. O advogado Carlos Badini Villar, do Rio de Janeiro (RJ), que comprou um Pulse Impetus 1.0 turbo para dar de presente à esposa, ficou tão desapontado que optou por devolver o veículo.
“O carro veio com tantos problemas de pintura que preferi devolver”, conta. E mesmo assim não foi fácil: “Só recebi o dinheiro de volta após 12 dias de muito aborrecimento”, afirma. “Chegaram a me oferecer repintar o carro, que seria dado de presente.”
Os motoristas também se queixam das constantes visitas às concessionárias sem solução. Esse é o caso da analista de planejamento Jéssica Soares, de Curitiba (PR), também dona de um Pulse Impetus 1.0 turbo, que apresenta problemas na direção.
“A direção do meu carro parece estar solta, preciso segurar firme o volante para o carro não bater na calçada”, explica. “O piloto de testes da concessionária disse que o carro puxa porque as ruas não são planas.”, relata.
Questionada sobre as falhas, a Stellantis respondeu que as reclamações citadas pela reportagem são eventos pontuais, com inconvenientes distintos.
“Dos cinco casos mencionados, três foram solucionados e dois estão em atendimento”, respondeu a empresa através de sua assessoria de imprensa. Diante do grande número de unidades vendidas e da satisfação dos consumidores com a qualidade do produto, a montadora está prestando suporte para solucionar pontuais reclamações”, completa.
O povo reclama
“Primeiro eu não conseguia fazer o motor ligar e, quando ligava, engasgava ou perdia potência. Depois, quando eu ia abastecer, o bico da bomba de combustível não travava quando o frentista deixava no automático.” – Iago Ribeiro de Oliveira, engenheiro, Paracatu (MG), Pulse Drive 1.0 Turbo 2021
“Meu carro apresentou marcas na pintura e ruídos nas portas. O volante puxava demais para a direita. E acendeu uma luz amarela no painel que o Manual do Proprietário indica ser uma “avaria no sistema de corte de combustível.” – Funcionário público, Dourados (MS), dono de um Pulse Drive 1.3 CVT, que pediu para não ser identificado