Posso instalar em um veículo comum o pneu para veículos elétricos de baixo ruído que possui as mesmas medidas? – Léo Miele, São Paulo (SP)
Conforme o consultor Roberto Falkenstein, da área de tecnologias inovativas da Pirelli, não é recomendável a troca do modelo de pneu original do veículo, afinal ele carrega características específicas para extrair o máximo desempenho daquele automóvel, que é fruto de um desenvolvimento conjunto entre montadora e fabricante de pneu.
“Porém, se forem respeitadas as medidas, índice de carga e de velocidade, o consumidor pode efetuar a troca”, afirma.
Acontece que carros elétricos têm demandas diferentes e por isso seus pneus são específicos. Questões como o peso das baterias e também o silêncio quase absoluto do motor, exige mudanças nos pneus, que passam a representar grande parte do ruído interno – que vem da reverberação do ar dentro dos pneus.
Uma das soluções mais aplicadas em carros elétricos de passeio é uma camada de espuma especial de poliuretano, que reveste a parte interna da banda de rodagem dos pneus.
Como o ruído é provocado pela amplificação que os pneus dão à vibração de todo o conjunto mecânico, a absorção proporcionada pela camada de espuma corta grande parte dos picos de ruído.
Além do conforto, os pneus de carros elétricos precisam adequar seus sulcos e pontos de maior resistência ao maior peso de tais veículos.
E o desafio nessa área ultrapassa a simples adição de peso, uma vez que a posição em que as baterias são instaladas influencia na distribuição do peso e, consequentemente, na dinâmica do carro.
O torque instantâneo também é levado em consideração, e uma camada com mais atrito é colocada na região central de contato com o solo, a fim de maximizar a tração do veículo sem comprometer demais a durabilidade dos pneus.