Francisco Malta Filho, São Paulo (SP)
Os motores de três cilindros vibram mais que os de quatro porque nos de quatro o balanceamento das massas alternativas, ou seja, os pistões subindo e descendo, é mais fácil e simples.
Isso quer dizer que, em geral, nos motores de quatro cilindros enquanto dois pistões estão subindo, dois estão descendo. Mas não é só por isso, como explica o engenheiro Eduardo Tomanik, da SAE Brasil.
“Outro motivo é que quanto maior o número de cilindros, menor o intervalo entre cada combustão e consequente força aplicada a biela e virabrequim. Num motor de quatro cilindros, acontece uma explosão a cada 90 graus de giro do motor, enquanto num de três ocorre a cada 120 graus”, diz.
Segundo ele, em motores pequenos, os benefícios de menor volume total, menos peças, menor atrito e menos cilindros tornam a opção de três cilindros muito vantajosa, o que explica hoje a maioria dos motores pequenos ter essa configuração. Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim.
“Para diminuir a vibração de cilindros ímpares, se usa contrapesos e outras tecnologias. Nos motores atuais, esta maior vibração, em geral, só é percebida em baixa rotação”, afirma Eduardo.
Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas