Por que carros elétricos têm radiador e líquido de arrefecimento?
Por que existe sistema de arrefecimento com radiador, mangueiras e líquido de arrefecimento em veículos elétricos?
Por que existe sistema de arrefecimento com radiador, mangueiras e líquido de arrefecimento em veículos elétricos? – Danyel Galizia, São Paulo (SP)
Quem responde é o engenheiro Ricardo Takahira, da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE.
Ele afirma que, embora o design dos veículos elétricos de passageiros não tenha a grade frontal do radiador, existe, sim, um sistema de arrefecimento para o motor elétrico, inversor e banco de baterias junto ou separado.
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Porém, o líquido de arrefecimento (o mais comum é uma base etilenoglicol) não tem a necessidade de grande troca de calor como nos motores térmicos a combustão e praticamente o líquido não será substituído ou terá o nível reposto durante a vida útil do veículo.
Embora o motor e inversor esquentem mais que o banco de baterias, este último é o mais sensível às temperaturas (baixas e altas). Valores maiores que 60 oC não devem ser atingindos, sob pena de afetar a performance, a vida útil e em casos extremos a segurança do conjunto.