Thallita Domine, Itu (SP)
Ouvimos dois especialistas para esta resposta: Thiago Correa, da Mobil, e Gilberto Pose, da Raízen. O consumo do óleo se dá, principalmente, pela quantidade do produto que entra na câmara de combustão e é queimado junto com o combustível.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Esse fenômeno é normal e ocorre em todos os veículos, ainda que não seja desejável. De modo geral, motores mais modernos consomem menos óleo.
Além das características dos motores, porém, há outros fatores que podem contribuir para o consumo de óleo lubrificante como o uso do produto errado (que não atende as recomendações do fabricante); troca de óleo e filtro fora do período especificado; rodagem no trânsito intenso das cidades; o modo de condução esportivo (com acelerações mais bruscas) e até a finalidade de uso do veículo.
Por exemplo: dirigir com frequência em percursos curtos (de casa ao trabalho de casa à escola), situação em que o motor não tem tempo para atingir a temperatura ideal de trabalho. Além disso, os motores turbo consomem mais óleo em comparação aos motores aspirados.