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Como velocímetros atuais indicam a velocidade em marcha à ré?

Os velocímetros dos carros atuais usam sensores modernos, que não têm interferência na leitura por conta da direção em que as rodas giram

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2024, 19h32 - Publicado em 22 ago 2024, 15h49
Andar a 10 milhas por hora acima do limite é o máximo proposto pelo projeto de lei
Andar a 10 milhas por hora acima do limite é o máximo proposto pelo projeto de lei (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Por que os veículos atuais conseguem registrar a velocidade no painel mesmo estando de marcha a ré?

Evandro Fatinanci, Marília (SP)

Os velocímetros dos carros atuais usam sensores que medem pulsos de uma roda dentada, na saída do câmbio ou no eixo de roda, relacionando essa contagem com o tempo, calculando, assim, a velocidade. Essa operação acontece em tempo real. Mas, precisamente, cada cálculo de velocidade leva um décimo de milissegundos.

E a conta é feita nos dois sentidos. Ou seja: quando a marcha a ré está indicada, ele calcula como se fosse uma velocidade negativa. O sistema de gerenciamento eletrônico do veículo apresenta ao motorista da forma mais adequada: em km/h, milhas/h.

“Na grande maioria das vezes indicando como valor positivo inclusive para a marcha a ré”, esclarece o engenheiro Erwin Franiek, presidente do Instituto SAE4Mobility.

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