Faço o balanceamento das rodas e alinhamento de direção a cada 10.000 quilômetros. Mesmo assim, os pneus do meu carro se deformaram. O que pode ser o causador? – Felipe Tanaka, Ibiúna (SP)
Não devemos considerar apenas o balanceamento ou alinhamento, mas também o rolamento, a junta homocinética, amortecedor e molas com mau funcionamento como aspectos que podem contribuir para a deformação no pneu, principalmente na forma de um desgaste irregular.
Conforme o consultor Roberto Falkenstein, da Pirelli, se for o caso de um veículo que fica muito tempo parado, o ideal é que o carro esteja sobre cavaletes ou ande um pouco semanalmente. É necessário também que ele esteja sempre com a pressão ideal, evitando que o pneu sustente todo o peso do veículo em um mesmo local por muito tempo.
Além de o próprio veículo ter motivado a deformação, podemos tê-la por outros fatores, tais como bolhas por impacto contra buracos (o pneu resiste até um certo ponto, mas se for muito forte pode danificar a estrutura interna), andar com o pneu descalibrado ou com excesso de carga, frenagens muito bruscas, entre outras coisas.