Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porque carros turbo têm bomba de vácuo elétrica para os freios?

Bomba de vácuo não é algo novo entre os veículos, mas seu uso é cada vez mais necessário

Por Leonardo Barboza
17 mar 2023, 10h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • TAOS
     (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por que, em veículos com motor turbo, existe uma bomba de vácuo adicional para o freio? – Neto Luís, Mairiporã (SP)

    Quem explica é o engenheiro Erwin Frankieck, diretor do Instituto SAE 4Mobility. Segundo ele, o sistema de freio precisa de uma bomba de vácuo suplementar nos carros equipados com motor turbo porque, na maioria das vezes, o coletor de admissão (que é de onde vem o vácuo), nesses motores, trabalha pressurizado.

    Em motores mais antigos, aspirados, o vácuo usado pelo servofreio é gerado pela aspiração do ar no coletor de admissão. As bombas de vácuo não são novidade entre os motores turbo, mas antes eram mecânicas e acionadas pelo próprio motor.

    Continua após a publicidade

     

    bomba_de_vacuo_200_ts
    Bomba de vácuo elétrica dos motores 200TSI da Volkswagen; peça custa cerca de R$ 200 (Reprodução/Internet)

    Mas a utilização da bomba de vácuo se estende aos motores com injeção direta e/ou com comando da válvula variável. A presença de válvulas de ar, sistema EGR e atuadores também pode exigir uma bomba de vácuo. A pressão gerada por elas geralmente varia entre 0,7 a 0,9 bar.

    Compartilhe essa matéria via:

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.