Propostas de carros voadores vão de Hyundai da Uber a drone gigante
Tecnicamente definidos como aeronaves, os Vtols estão perto de se tornar realidade
Quem nunca desejou ter um carro com asas para escapar de um congestionamento? Esse sonho está perto de se tornar realidade. Atualmente há pelo menos duas dezenas de projetos de carros voadores em desenvolvimento ao redor do mundo.
Chamar esses veículos de carro é errado, porém. De fato, eles são aeronaves. E o que têm em comum é a possibilidade de decolarem e pousarem na vertical, como os helicópteros.
Aqui separamos quatro propostas com design, construção, propulsão, uso e rendimento diferentes. O Liberty Pioneer, da holandesa Pal-V, é uma espécie de híbrido entre automóvel e helicóptero.
Já o chinês EHang 216 parece um grande drone. Enquanto o Liberty Pioneer tem motores a combustão, que queimam gasolina comum, o EHang usa motores elétricos.
Os outros dois também são elétricos. Mas o protótipo coreano da Hyundai posiciona os motores de acordo com a necessidade: para decolar e pousar, eles ficam na vertical, como rotores de helicópteros; para voar, ficam na horizontal, como hélices de avião. E o quarto, o CityHawk, da israelense Urban Aeronautics, traz design mais evoluído, com os rotores escondidos pela carroceria, e célula de combustível para obter energia.
Dia a dia
• Esses veículos são classificados como Vtols, sigla em inglês para Vertical Take-off and Landing (pousos e decolagens verticais).
• Os modelos têm vários motores por segurança. Na falta de um, os restantes garantem o voo.
• Para controlar um modelo que não é autônomo, é necessário ter brevê.
• Para organizar o trânsito dos Vtols serão criadas rotas de circulação no espaço, assim como ocorre na aviação.
• As cidades precisam ter pontos específicos para pousos e decolagens.
Garagem-hangar
Os carros do futuro voam acima dos automóveis, mas em altitudes abaixo das de aviões e helicópteros
Liberty Pioneer
Cabine: aço e aço estampado, 2 ocupantes
Motores: 100 cv (rodas), 200 cv (rotores)
Condução: humana
Altitude de voo: 3.500 m
Velocidade máxima: 170 km/h (no solo), 180 km/h (no ar)
Autonomia: 1.300 km (no solo), 400-500 km (no ar)
Peso: 664 kg
Peso máximo para decolar: 540 kg
Tanque: 100 l
Hyundai S-A1
Cabine: fibra de carbono, 5 ocupantes
Motores: 8 elétricos
Condução: humana/autônoma
Altitude de voo: 600 m
Velocidade máxima: 290 km/h
Autonomia: 100 km
Peso: n/d
Peso máximo para decolar: n/d
Baterias: n/d
eHang 216
Cabine: alumínio e fibra de carbono, 2 ocupantes
Motores: 16 motores (8 rotores duplos)
Condução: autônoma
Altitude de voo: 3.000 m
Velocidade máxima: 130 km/h
Autonomia: 35 km
Peso: 360 kg
Peso máximo para decolar: 600 kg
Baterias: 45 kWh
CityHawk
Cabine: de 6 a 14 ocupantes
Motores: 2 elétricos
Condução: humana
Altitude de voo: n/d
Velocidade máxima: 270 km/h
Autonomia: 150 km
Peso: 1.170 kg
Peso máximo para decolar: n/d
Células: 2 de 700 kWh cada
Tanque de hidrogênio: 700 bar
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