Proprietários reclamam de fragilidade na embreagem do Chevrolet Onix
Diversos motoristas, de diferentes regiões do país, relatam problemas na embreagem dos Onix e escutam que o defeito é provocado por eles próprios
Relatos de proprietários com problemas no atuador da embreagem do Chevrolet Onix se multiplicaram nos últimos meses. O defeito deixa o pedal duro ou o impede de retornar à posição original após o motorista aliviar a embreagem.
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Nas concessionárias, a resposta quase sempre é a mesma. “Não damos garantia, dizemos ao proprietário que se trata de mau uso e cobramos pelo conserto”, afirma o atendente de uma autorizada, que pediu para não ser identificado.
E foi exatamente isso que o operador de empilhadeira Gersildo de Freitas Ribeiro, de Santo André (SP), dono de um Onix LT 2021, ouviu: “Tive problemas com o atuador antes dos 30.000 km. Esperei uma semana para a concessionária me dizer que a Chevrolet negou o reparo em garantia por se tratar de uma peça de desgaste natural”, conta.
A falha não escolhe a geração do Onix. O motorista de aplicativo Luiz Gonzaga de Lima Netto, de Recife (PE) é dono de um Chevrolet Joy 2020. “Precisei gastar R$ 900 no conserto, pois negaram a garantia”, diz.
Felizmente para alguns, o procedimento da rede GM não é padronizado. O motorista de aplicativo Fernando Seiji, de Passos (MG), foi um dos que tiveram sorte. Proprietário de um Onix Plus 2020, conseguiu trocar o atuador em garantia.
“Estava dirigindo e, após pisar na embreagem, o pedal não voltou à posição original. Na concessionária disseram ser defeito no atuador, me forneceram um carro reserva. Após 16 dias, me devolveram o carro consertado”, lembra.
Consultamos oficinas especializadas em embreagem, que apontaram duas possíveis causas para o defeito apresentado nos Onix. Uma seria por falha de projeto, que causaria um excesso na carga aplicada no conjunto disco/platô, levando ao rompimento do atuador da embreagem.
Outra possibilidade seria o fluido de freio – que também é utilizado para acionar a embreagem – que poderia estar agredindo a borracha do atuador, provocando o rompimento da peça.
Questionada sobre as ocorrências, a GM respondeu ter entrado em contato com Gersildo de Freitas para que fosse feito o diagnóstico do veículo e que o caso de Fernando Seiji foi solucionado.
Em relação ao carro de Luiz Gonzaga Netto, a empresa reafirma que de fato houve desgaste natural. E, no que diz respeito aos demais, declara que não identificou registros da passagem desses clientes pelas oficinas das concessionárias.
O povo reclama:
“Disseram que a garantia é de 90 dias e que o problema era de mau uso. Enquanto eu era atendido chegaram mais quatro Onix com
a mesma falha.” Thiago Babolin Ramos, bancário, Suzano (SP), dono de um Onix plus LT 2021
“Meu carro apresentou o defeito com menos de 20.000 km.”Luiz Gonzaga de Lima Netto, motorista, Recife (PE), dono de um Onix Joy 2020