Qual a diferença entre ceras cristalizadoras e profissionais?
Atenção: cristalização é processo, não cera!
Correio técnico – cristalização
Qual a diferença entre as ceras cristalizadoras e as profissionais? – Reinaldo Teixeira, Fortaleza (CE).
Primeiramente, é importante entender que não existe cera que faz a cristalização. De acordo com Bruno Mael, do serviço técnico da área de reparação automotiva da 3M do Brasil, a cera conhecida como “cristalizadora” nada mais é que o nome dado pelas oficinas à cera profissional quando ela é utilizada após a cristalização de um veículo.
LEIA MAIS:
>> Mitos e verdades sobre os cuidados com a pintura
>> Como cuidar de um carro que fica ao relento?
>> O peso da pintura no preço final de um carro
Na cristalização, é feita a aplicação de uma resina sobre a superfície do automóvel que protege a pintura contra intempéries, agentes químicos ou físicos presentes no ambiente. Depois dessa etapa, a cera profissional é aplicada, pois tem a função de dar mais durabilidade à cristalização.
As ceras profissionais realçam o brilho e criam uma película protetora sobre a superfície polida, protegendo-a. Vale lembrar que essas ceras têm várias classificações com níveis diferentes de durabilidade e versões em pasta, spray ou líquidas, para uso com politriz.
A cristalização também costuma ser confundida com o espelhamento. São processos parecidos com preços semelhantes e, na prática, produzem o mesmo resultado. Enquanto a cristalização aplica uma resina para conseguir o efeito estético, o espelhamento usa uma cera especial.
Recomenda-se fazer tanto o espelhamento como a cristalização duas vezes ao ano em automóveis de cor escura. Em pintura clara, basta fazer uma aplicação anual.