O Audi Q3 Prestige Plus, versão intermediária do SUV, ficou em terceiro lugar na categoria de SUVs até R$ 250.000 da edição do Melhor Compra da QUATRO RODAS.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Ficou atrás do campeão Jeep Compass Trailhawk e do VW Tiguan Allspace e isso se deve ao fato de ser o mais caro entre os três e por ostentar um preço bem maior da cesta básica de peças e de revisões até 60.000 km, além do seguro ser mais que o dobro que o do rival da Jeep.
Contudo, ele continua no páreo como uma ótima escolha, em especial por ser o único com o prestígio de uma marca premium. De série, traz ar-condicionado bizona, teto solar, rodas de 19 polegadas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, faróis de led, revestimento interno que imita camurça e assistente automático de estacionamento.
O motor 1.4 turbo a gasolina com 150 cv é exatamente o mesmo que já estava na geração anterior. E que começa a demonstrar limitações de fôlego. Em nossa pista, foram consideráveis 10 segundos de 0 a 100 km/h.
E nem o câmbio automatizado de seis marchas conseguiu ajudar. Pelo menos o consumo ( 10,3 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada) foi bom.
Vale lembrar que a partir do ano que vem, o Q3 começará a ser produzido no Brasil, mas com a motorização 2.0 TFSI que rende até 220 cv. Por aqui também será produzido o inédito Q3 Sportback que também compartilha a mesma mecânica.
Quanto custa manter?
- Revisões até 60.000 km: R$ 8.164
- Seguro: R$ 5.438
- Rede de concessionárias: 42
- Valorização: 7,21%
Teste
Aceleração
0 a 100 km/h: 10 s
0 a 1.000 m: 31,5 s – 166,6 km/h
Velocidade máxima: 207 km/h*
Retomada (D)
40 a 80 km/h: 4,3 s
60 a 100 km/h: 5,7 s
80 a 120 km/h: 7,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,6/24,3/53,9 m
Consumo
Urbano: 10,3 km/l
Rodoviário: 14,6 km/l
Ficha técnica – Audi Q3 Prestige Plus
Preço: R$ 246.990
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, 1.395 cm3; 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteiro) e multilink (traseiro)
Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 235/50 R19
Dimensões: comprimento, 448,4 cm; altura, 161,6 cm; largura, 184,9 cm; entre-eixos, 268 cm; peso, 1.580 kg; tanque, 58 l; porta-malas, 530 l