Quanto custa manter uma Ram 1500 Rebel de R$ 489.990?
Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes da picape grande, além de revisões, seguro e desvalorização
Uma das picapes mais potentes e rápidas do Brasil, a Ram 1500 Rebel preza, além da dirigibilidade, por um estilo esportivo – mas cobra por isso. Condizente com o preço de compra, ela tem altos valores de peças e seguro, mas tem revisões (feitas a cada 12.000 km) baratas.
A picape tem um motor V8 5.7 de 400 cv e 56,7 kgfm, com câmbio de oito marchas e tração 4×4, que a levam de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. No consumo, ela faz 5,3 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada.
Em vez de ocuparem a caçamba, os baús da Ram 1500 ficam nos para-lamas e têm cerca de 105 litros de capacidade, cada. A tampa da caçamba pode ser aberta eletricamente pela chave, ou dividida em duas com abertura para os lados, como numa Fiat Toro.
Se por um lado a capacidade de carga é de frustrantes 610 kg, pode rebocar 5.062 kg, quase o dobro dos seus 2.610 kg. Trata-se de uma característica para atender os consumidores norte-americanos, que preferem puxar enormes trailers, barcos do que carregar a caçamba com motocicletas e motonáuticas, como acontece com as picapes no Brasil.
Por mais que a Ram tenha eixo rígido na traseira, usa molas helicoidais na suspensão, em vez das semielípticas, o que limita sua vocação para o transporte de carga. Por outro lado, não há picape com rodar tão suave quanto o dela. Talvez o certo seja chamar a Ram 1500 de muscle car com caçamba.
O painel é revestido de couro e sobram conexões de tomada e USB, e é possível guardar um notebook no console central de tão grande que ele é. Atrás, o espaço para as pernas permite deitar no assoalho e, por baixo, escondidos pelos tapetes, há dois compartimentos.
Mas, afinal quando custa para manter um grandalhona como essa com o motor V8:
Quanto custa para manter?
Revisões até 60.000 km: R$ 5.292
Seguro: R$ 17.241
Rede de concessionárias 120