Raio X: como é manter o Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid de R$ 162.490?
Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes do SUV, além de revisões, seguro e desvalorização
Eletrificado mais barato da Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro Hybrid é um híbrido leve. Ou seja, combina o motor 1.5 turbo flex a um sistema elétrico de 48V.
Na prática, o Tiggo 5X Hybrid não é um híbrido comum, como um Toyota Corolla Cross, e muito menos um híbrido plug-in, como um Jeep Compass 4xe. Ele é um híbrido leve, ou seja, é equipado com o mesmo motor 1.5 turbo flex de até 150 cv e 21,4 kgfm da configuração Pro comum (que custa R$ 152.490), assim como o câmbio CVT com nove marchas simuladas.
A diferença é que o híbrido substitui o alternador por um motor-gerador ligado ao motor principal por uma correia dentada e alimentado por uma bateria de 48V instalada na região do porta-malas. Esse complexo sistema adiciona 10 cv e 4,1 kgfm e atua em situações específicas, buscando eficiência (desempenho e redução de consumo).
No desempenho, o 5X híbrido tem bons resultados: foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, contra os 11,1 segundos da versão apenas a combustão. Já no consumo, as diferenças não foram tão evidentes assim, em nossos ciclos padrão de medição. O SUV eletrificado registrou as médias de 10 km/l, na cidade, e 11,2 km/l, na estrada, ligeiramente mais econômico do que o 5X Pro comum, que fez 9,7 e 10,9 km/l, respectivamente.
Por dentro, o 5X Pro Hybrid tem no acabamento um de seus principais trunfos, com materiais emborrachados e imitação de couro com costura aparente no painel e nas portas. O quadro de instrumentos digital vem com tela de 7 polegadas, com boa leitura, enquanto a central multimídia de 10,25 polegadas tem funcionamento lento – o que influencia diretamente no sistema de câmeras acionado junto à seta.
Entre os equipamentos, o SUV oferece, de série, faróis de led, Android Auto e Apple CarPlay e teto panorâmico. Só não tem sistemas de condução mais avançados, como piloto automático adaptativo e frenagem automática.
Quanto custa para manter um Tiggo 5X Hybrid?
Revisões até 60.000 km: R$ 5.310
Seguro: R$ 5.411
Rede de concessionárias 119
Desvalorização –