Raio X: Quanto custa manter um BMW 320i M Sport de R$ 363.950?
Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes do sedã médio, além de revisões, seguro e desvalorização
Modelo de luxo mais vendido de 2023 no Brasil, o BMW Série 3 é produzido em território nacional – especificamente em Araquari (SC). Porém, ele não deixa de ser premium e de cobrar alto em quesitos como seguro e peças, proporcionais aos R$ 363.950 cobrados pela versão topo de linha, M Sport.
A motorização é a mesma das versões mais baratas 320i GP e 320i Sport GP: um motor 2.0 turbo flex de 184 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. Em nossos testes, feitos com gasolina, o sedã foi de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e obteve as médias de consumo de 10,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.
Entre os equipamentos estão o conjunto curvo de telas que representam quadro de instrumentos e central multimídia, piloto automático adaptativo, modos de condução, faróis com facho alto adaptativo e freio de estacionamento eletrônico. O acabamento também é um dos destaques do sedã.
Todas as peças cotadas cotadas pela SUIV, a pedido de QUATRO RODAS, mostram valores mais altos que de modelos de marcas generalistas. O farol esquerdo é o principal exemplo, com seu custo de R$ 23.062, seguido pelo retrovisor esquerdo, que sai por R$ 8.426. O para-choque dianteiro não teve preço disponibilizado pela rede da BMW.
O seguro do 320i M Sport também é relativamente alto e sai mais de R$ 8.000 no padrão QUATRO RODAS. Já as revisões não têm valores definidos, já que os modelos da BMW têm um sistema diferente: o próprio veículo alerta quando é necessário algum tipo de manutenção.
Quanto custa manter o BMW 320i M Sport?
Quanto custa para manter:
Revisões até 60.000 km: não há revisões pré-definidas
Seguro: R$ 8.340
Rede de concessionárias: 51
Desvalorização: –
Ficha Técnica – BMW 320i M Sport
Motor: flex, diant., long., 4 cil., 16V, turbo, 1.998 cm³, 184 cv a 5.000 rpm, 30,6 kgfm a 1.350 rpm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração traseira
Suspensão: ind. McPherson (diant.), ind. multilink (tras.)
Direção: eletro-hidráulica, 11,4 m (diâmetro de giro)
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus: 225/40 R19 (diant.), 255/35 R19 (tras.)
Dimensões: compr., 470,9 cm; larg., 182,7 cm; alt., 143,5 cm; entre-eixos, 285,1 cm; vão livre do solo, 13,6 cm; porta-malas, 365 l; tanque de combustível, 59 l; peso, 1.460 kg
Teste – BMW 320i M Sport
Aceleração
0 a 100 km/h: 7,4 s
0 a 1.000 m: 28,1 s – 189,9 km/h
Velocidade máxima : 235 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,4 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 5,0 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,5/24,2/54,9 m
Consumo
Urbano: 10,8 km/l
Rodoviário: 15,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 38,5/62,6 dBA
80/120 km/h: 62,1/65,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.400 rpm
Volante: 2 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 361.950
Garantia: 2 anos
Condições do teste: alt. 660 m; temp., 24,5 °C; umid. relat., 55%; press., 1.012 kPa. Realizado no ZF Campo de Provas