Primeiro carro inédito da Ford lançado no Brasil após sua decisão de tornar-se uma importadora por aqui, o Bronco Sport é um SUV médio 4×4 raiz: ele tem tudo que é necessário para uma incursão mais agressiva no off-road.
É vendido no Brasil apenas na versão Wildtrack, com tração 4×4 ativada automaticamente pelo carro em condições normais. Em vez de um diferencial central Haldex ou Torsen, mais convencionais, usa acoplamento de dupla embreagem, que conecta o câmbio ao eixo traseiro quando necessário e é capaz de bloquear cada uma das rodas traseiras de forma independente.
Esse sistema permite variar a distribuição do torque entre os eixos, enviando até 70% da força para o eixo traseiro, e também funciona como um bloqueio central. Além disso, tem bloqueio do diferencial traseiro e o conjunto tem seu próprio sistema arrefecimento líquido, como no Mustang Mach 1 e no Focus RS.
Na linha 2023, ganhou o mesmo motor da picape Ford Maverick, o 2.0 Ecoboost com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas. Custa R$ 267.900, ou exatamente R$ 20.000 mais caro que um Jeep Compass diesel. Mas será que sai muito caro manter esse SUV fabricado no México? Apuramos!
Quanto custa para manter o Ford Bronco Sport?
Revisões até 60.000 km: R$ 7.621
Seguro: R$ 5.303
Rede de concessionárias: 322
Desvalorização: –
Preços de peças do Ford Bronco Sport
Teste de desempenho – Ford Bronco Sport
Aceleração:
- 0 a 100 km/h: 7,8 s
0 a 1.000 m:
29,1 s – 180,7 km/h - Velocidade Máxima:
180 km/h - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,6 s
D 60 a 100 km/h: 4,5 s
D 80 a 120 km/h: 5,8 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 14,4/25,2/59,3 m - Consumo:
Urbano: 8,5 km/l
Rodoviário: 12,3 km/l - Ruído Interno:
Neutro/RPM máx.: 39,9/64,3 dBA
80/120 km/h: 61/67,6 dBA - Aferição:
Velocidade real a 100 km/h: 100 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 8ª marcha: 1.750 rpm - Volante:
2,7 voltas
Ficha Técnica – Ford Bronco Sport
- Preço: R$ 256.900
- Garantia: 3 anos
- Motor: gas., dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, turbo, 1.999 cm³, 240 cv a 5.500 rpm, 38 kgfm a 3.000 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
- Suspensão: ind. McPherson (diant.), multilink (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
- Direção: elétrica, 11,4 (diâmetro de giro)
- Pneus: 225/65 R17
- Dimensões: comprimento, 438,6 cm; largura, 193,8 cm; altura, 179,7 cm; entre-eixos, 267 cm; porta-malas, 482 l; tanque de combustível, 64 litros
- Ângulos: A 30,4/B 24,4/C 33,1°
- Vão livre do solo: 22,3 cm
*Dado de fábrica