Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Seus próximos carros poderão receber novos equipamentos via app

Novos veículos modificam sua performance e condução com apps à moda dos smartphones

Por Eduardo Passos
16 mar 2022, 02h05
Data Venture Accelerator
Sistema operacional:  Os carros terão arquitetura eletrônica de computador: um sistema operacional (ex: Linux) controla sistemas e aplicações do carro em rede. (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

As entranhas dos novos carros estão ficando cada vez mais avançadas e… simples. A indústria automobilística segue o modelo dos fabricantes de smartphones, com sistemas eletrônicos se concentrando em chips únicos, que gerenciam da central multimídia ao ABS.

Como no surgimento dos telefones modernos, esse arranjo computacional permitirá aplicativos que vão muito além da tela no painel, e realmente modificam elementos mecânicos do carro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Um exemplo notável dessa estratégia é a nova Chevrolet Silverado elétrica, que usará uma plataforma baseada no Linux para “separar o software do veículo do hardware”, a fim de permitir uma caminhonete que literalmente evolua com o tempo e ao gosto do usuário.

Uma das líderes na criação dessa tecnologia é a alemã ZF, que parece ter “quebrado o código” e descoberto como personalizar os freios de um carro, por exemplo, com a facilidade de quem baixa um app para melhorar as fotos do celular.

Continua após a publicidade

Chamada de ZF Middleware, a invenção tem funcionamento intuitivo: um hardware parecido com uma placa de vídeo lida com toda a eletrônica do carro. Ao mesmo tempo, ela oferece todo o apoio para desenvolvedores criarem programas que modifiquem, individualmente, funções de frenagem, iluminação, faróis e mais.

Como no início do iPhone, os primeiros “joguinhos” serão simples, mas o limite da utilidade é a imaginação.

Apps que simulam a direção de outros carros, assistentes que corrigem a direção para novos motoristas e um “modo Corrida” do motor, liberado pela montadora, estão entre as possibilidades que, claro, precisarão ser abrangidas pelas leis de trânsito globais.

Loja de Apps

Carros equipados com o ZF Middleware poderão explorar sua performance como um smartphone e seus milhões de aplicativos para download

Continua após a publicidade
Mediador
(Divulgação/Quatro Rodas)

MEDIADOR

Ao invés de cada marca ter seu sistema, o Middleware oferecerá linguagem acessível para programadores de apps e cuidará de traduzir isso mecanicamente nos diferentes veículos em que for instalado.

ZF
(Divulgação/Quatro Rodas)

Central de comando
O ZF ProAI (acima) é um dos “supercomputadores automotivos” que podem controlar todos os sistemas do carro e apps de terceiros.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine QUATRO RODAS pelo melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

a partir de 5,99/mês*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

"a partir de R$ 10,99/mês
(Melhor oferta do ano!)"

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.