Teste de Produto: economizador Eco OBD2
Plugado no conector da central eletrônica, o Eco OBD2 não chega nem perto dos 15% de redução de consumo prometidos
A maioria dos dispositivos economizadores de combustível à venda na internet tem o mesmo problema: a explicação técnica do seu funcionamento é sempre meio confusa, obscura ou às vezes nem encontra respaldo no campo da engenharia automotiva.
O Eco OBD2 é diferente. Na teoria, ele faz algum sentido: o aparelhinho de 7 x 2 cm vai plugado no conector OBD2 dos carros (fabricados a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil). Assim, ele é capaz de alterar o mapa de gerenciamento do motor para que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.
LEIA MAIS:
>> Teste de Produto: economizador Fuelshark
>> Aprenda com o método “slow drive” de redução de consumo
>> Tudo sobre Produtos para Carro na QUATRO RODAS
Desenvolvido para modelos movidos a etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis, o economizador foi instalado em um Hyundai HB20 1.6 16V para um tira-teima. Antes, porém, seguimos as orientações (somente em inglês) do manual de instruções.
Conectamos o aparelho na tomada OBD2 (na maioria dos automóveis está localizada abaixo do painel) e inserimos a chave na ignição e giramos até o primeiro estágio. Depois, pressionamos o botão de reset por 5 segundos e aguardamos entre 30 e 54 segundos, que é o tempo que o dispositivo teria para estabelecer a conexão com o módulo de injeção. Feito isso, foi só dar a partida no motor: pronto, o procedimento da instalação estava concluído.
Só que antes de fazer qualquer medição, é necessário rodar 200 km para que o equipamento se ajuste às configurações da central eletrônica do veículo, conforme as recomendações contidas na embalagem.
Carro abastecido com gasolina e o Eco OBD2 devidamente instalado, fomos até a nossa pista de testes na cidade de Limeira (SP) para fazer as medições de consumo de combustível. Com o economizador ligado, o HB20 registrou 11,2 km/l no ciclo urbano e 16,0 km/l no rodoviário. Depois de retirar o equipamento, voltamos à pista para repetir as medições nos mesmos moldes do primeiro teste. Os números obtidos foram os mesmos: 11,2 km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada.
Vendido pelo Mercado Livre ao preço médio de R$ 62,90, o Eco OBD2 só serviu mesmo para ficar piscando sob o painel.
Avaliação: Eco OBD2
O dispositivo Eco OBD2 não conseguiu nenhuma redução de consumo.
Nota: 0
Preço médio: R$ 62,90
Compre: mercadolivre.com.br