Demétrios Cardoso – Maringá (PR)
Quando o pneu run flat fica totalmente sem ar em seu interior, todo o peso do veículo se sustenta sobre sua estrutura reforçada, permitindo ao motorista rodar até 80 km, com velocidade máxima de 80 km/h.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
Dessa maneira, o dono do automóvel consegue encontrar um posto de reparo ou parar em segurança com o veículo.
“Respeitando essa velocidade e essa distância, o motorista terá segurança e o veículo se manterá estável e na trajetória”, afirma o gerente de produtos da Pirelli, Fabio Magliano.
Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.
Outra vantagem de segurança é a capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos.
Mas nem todo carro pode receber um pneu run flat. É essencial que o veículo esteja equipado com sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que os pneus estão sem ar. Além disso, o projeto de suspensão precisa estar adaptado aos pneumáticos desse tipo, que são mais pesados.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital