VW Polo usado continua atual mas acabamento incomoda os donos
Hatch compacto ainda é atual, mas acabamento simples e com muito plástico duro tornam a sexta geração do Polo muito barulhenta
O Polo foi lançado no Brasil em maio de 2002, como modelo 2003, na quarta geração (nesse caso não estamos considerando o Polo Classic, que veio da Argentina em 1997). Deixou de ser produzido em fins de 2014, para voltar em setembro de 2017, já como modelo 2018, na sexta geração, usando a nova plataforma da VW, MQB (Modularer Querbaukasten, ou Matriz Modular Transversal).
Quando surgiu nessa nova roupagem, era um carro totalmente novo e permanece em linha até hoje, prestes a receber um facelift. As versões eram a Polo, MSI, Comfortline e Highline. Todas com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e ABS.
Qual a melhor versão do VW Polo?
A de entrada tem motor três-cilindros 1.0 de 84 cv. É bem simples e seu desempenho é limitado, mas é uma boa porta de entrada a tudo que o Polo oferece e por um preço interessante: unidades 2021 são encontradas por R$ 65.000, quando um Gol 0km custa R$ 74.000.
A MSI vinha equipada com motor 1.6 de EA211 de 117 cv. A Comfortline 200 TSI automática de seis marchas, com motor 1.0 de 128 cv. E a Highline 200 TSI trazia a mesma motorização, mas um pacote bem mais generoso de itens de série, como faróis com led na luz diurna, faróis de neblina com função de curva, rebatimento no encosto dianteiro, além do pacote High Tech opcional, com multimídia, faróis com ajuste de altura, sensor de estacionamento e câmera de ré, comandos de voz, retrovisor interno fotocrômico e sensores de chuva, fadiga e pressão dos pneus.
Não podemos esquecer da série especial Beats, de agosto de 2018, com amplificador, subwoofer e detalhes exclusivos, disponível nas versões Comfortline e Highline. E do mais interessante ainda Polo GTS, equipado com motor 1.4 de 150 cv, câmbio de seis marchas automático, lançado em janeiro de 2020.
Mesmo sendo um carro mais moderno que o anterior, houve perdas nessa nova geração, notada pelos mais exigentes, como alças no teto, ausência de maçaneta na tampa do porta-malas e de luz traseira de neblina, o fog lamp, o acabamento era bem mais simples e com menos sofisticação, quando comparado ao antigo Polo, com extenso uso de plásticos rígidos e pouco texturizados. E, nos carros equipados com painel digital, este não exibia mapas de aplicativos.
O Polo não é um carro com graves problemas crônicos e a maior parte deles se refere aos veículos de produções iniciais. Fazem parte desse leque ruídos internos (de acabamento) e dos freios, por exemplo, como se pode ver na página ao lado. A maior parte das críticas se refere ao projeto, como versões de entrada pobres demais pelo preço cobrado, espaço traseiro pequeno ou excesso de ruídos internos, por causa dos já citados plásticos rígidos.
Defeitos e problemas mais comuns do VW Polo
Aviso falso de falha na boia – Uma mensagem no painel indica falha na boia do tanque de combustível. Isso ocorre por causa de mau funcionamento do sensor, que deve ser trocado.
Ruídos internos – São frequentes, intensos, variados e em diversas partes do carro, devido aos materiais e à própria montagem. Para resolver, só com uso de revestimentos extras e reaperto de componentes.
Faróis embaçados – Falhas nas vedações dos faróis fazem com que a água entre e, com o aquecimento das lâmpadas quando acessas, evapore e embace os faróis.
Infiltração de água – Há casos de entrada de água no interior do veículo, aparecendo principalmente na parte traseira do assoalho. A maior ocorrência está em carros fabricados entre 2018 e 2020.
Reservatório de expansão – Vazamentos nos reservatórios de expansão de vários veículos motivou a fábrica a editar um boletim de serviço para as concessionárias. A troca desse reservatório é a solução, mas se não for tratado com cuidado, ou não observado, esse defeito pode levar à quebra do motor, por aquecimento excessivo.
A voz do dono
Nome: Selma Bianchi Romano
Idade: 38 anos
Profissão: administradora de empresas
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
O que eu adoro:
“O carro está com quase três anos e ainda é atual. Gosto muito das linhas da carroceria. Anda bem e é econômico. Cabe em qualquer vaga. Me sinto segura nele. O sensor de pneus já foi bem útil para mim.”
O que eu odeio:
“Ah, essa é fácil: os barulhos! Desde zero-quilômetro. As portas rangem, o painel também, até mesmo a tampa do porta-luvas tem um nhec-nhec que me irrita. O tampão traseiro eu tirei, pois cansei de tentar calçá-lo.
Preços dos VW Polo usados (KBB Brasil)
Preço das peças do VW Polo
Ficha Técnica – VW Polo 1.0 TSI
- Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, injeção direta, 999 cm³, 74,5 x 76,4 mm, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf de 2.000 a 3.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica, 11 m (diâmetro de giro)
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
- Pneus: 185/65 R15
- Peso: 1.147 kg
- Peso/potência: 8,96/8,89 kg/cv
- Peso/torque: 56,2 kg/mkgf
- Dimensões: comprimento, 405,7 cm; largura, 175,1 cm; altura, 146,8 cm; entre-eixos, 256,5 cm; porta-malas, 300 l, tanque de combustível, 52 l
Equipamentos de série: ar-condicionado digital, central multimídia, 3 USB, faróis de neblina direcionais, sensor de estacionamento, controle de tração, controle freio motor, bloqueio diferencial, 4 airbags, ESP, Isofix, assistente partida em rampas.
Desempenho e consumo do VW Polo 1.0 TSI
Aceleração
0 a 100 km/h: 10,6 s
0 a 1.000 m: 32,1 s – 162,2 km/h
Velocidade máxima*: 192 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,7 s
D 60 a 100 km/h: 5,9 s
D 80 a 120 km/h: 7,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,6/27,7/61,9 m
Consumo
Urbano: 12,1 km/l
Rodoviário: 16 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 39,3/68,4 dBA
80/120 km/h: 61,7/66,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em Drive: 1.900 rpm
Volante: 3 voltas
Nós Dissemos – Setembro de 2017
“Assim como o Argo, o Polo também é maior do que o HB20, acomodando cinco adultos com mais conforto. O painel horizontal é menos encorpado que o do Argo, dá uma sensação de maior espaço para o motorista. No acabamento, os três hatches são equivalentes, com plástico duro nas partes superiores.”
Pense também em um Honda Fit usado
De 2019 em diante todos vão ter luz diurna de led. Todas as versões têm direção elétrica, ar-condicionado, airbag e ABS com válvula EBD. O porta-malas é bem razoável para um carro desse tamanho, com 363 litros de capacidade e a enorme quantidade de possibilidades nas configurações dos bancos faz com que ele seja um verdadeiro furgãozinho de carga.