Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

“Georjão do Opala Branco” vive uma história de amor com seu carro

Sua relação com o Opala e as pistas de arrancada é tanta que até um livro ele escreveu para contar as histórias vividas dentro e fora das pistas

Por Fábio Black
Atualizado em 6 nov 2022, 15h54 - Publicado em 21 ago 2021, 09h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Georgão do Opala
    Georjão, em 2019, na divulgação da Stock Car junto com Alencar Jr. e Max Wilson (Divulgação/Divulgação)

    A história de George Toubas, de 53 anos, e seu Opala 250S branco 1978 poderia ser contada em música, como a da banda Legião Urbana, mais especificamente a faixa Dezesseis, do álbum A Tempestade: “João Roberto era o maioral / O nosso Johnny era um cara legal / Ele tinha um Chevrolet Opala metálico azul…

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Georjão
    Em 2020, durante a última etapa do Km de Arrancada, em Goiânia: mesmo com problemas mecânicos, Georjão levou o 3º lugar entre 16 participantes (Acervo Pessoal/Divulgação)

    A história do Georjão, como ele se apresenta, começa quando ainda adolescente emprestou o relógio suíço de seu pai ao piloto da Stock Car Alencar Jr., seu ídolo já naquela época. Alencar queria cronometrar as voltas do seu treino para a etapa de Goiânia (GO) e pediu o relógio ao fã que assistia. Georjão voltou para casa achando que não veria mais aquele relógio.

    Mas, mais tarde, naquele mesmo dia, Alencar foi ao encontro de George para devolver o instrumento. Depois desse dia, Georjão ficou ainda mais fã do piloto, das corridas e do Opala.

    Georgão do Opala Branco
    Desde 1989, o 250S branco faz bonito nas provas de arrancada (Acervo Pessoal/Divulgação)

    O sonho de ter um Opala de corrida só foi realizado em 1989. Mas Georjão não queria um Opala qualquer. Teria de ser da cor branca, modelo 250S de 1978. Segundo Georjão, o modelo e ano em questão saía de fábrica com algumas mudanças mecânicas, o que lhe garantia melhor desempenho.

    Com o tempo, ele e o Opala branco se tornaram figuras carimbadas nas ruas de Goiânia (sim, porque ele também usa o carro no dia a dia) e nas pistas do Centro-Oeste do Brasil.

    Continua após a publicidade
    Motor do Opala de Georjão
    A categoria de Georjão utiliza regras que mantêm os custos financeiros baixos e um estilo de preparação à moda antiga dos motores, como o uso de carburadores (Acervo Pessoal/Divulgação)

    Durante a década de 1990, Georjão era imbatível nas categorias de arrancada, conquistando três campeonatos. Mas nem tudo foram rosas na carreira. Problemas financeiros e acidentes com seu Opala sempre desafiaram Georjão a continuar na pista. Foram muitos altos e baixos, mas ele seguiu firme ao lado do seu Opala.

    Sua relação com o Opala e as pistas de arrancada é tanta que até um livro Georjão escreveu para contar as histórias vividas dentro e fora das pistas. A obra já está na gráfica, sendo finalizada. E, segundo o autor, será apenas a primeira edição, já que ele não pretende parar de competir com o Opala.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.