Na sua transição para a era dos elétricos, a BMW vem atuando em duas frentes: a alemã, recentemente, lançou no Brasil o iX1, que é praticamente um X1 a combustão só que com motor elétrico. Ao mesmo tempo, o BMW iX, por exemplo, já tem design futurista e aproveita características próprias dos carros elétricos para se destacar.
Mas a hora da ruptura está chegando: fomos à Europa ver de perto um protótipo em tamanho real do Neue Klasse: o sedã tem design altamente futurista, e ainda é um conceito que terá modificações até finalmente ser vendido. Mas a fabricante avisa que os BMW que veremos nas ruas a partir de 2025 serão bem parecidos com o das fotos. E isso inclui a nova geração do BMW Série 3.
Design
Desenhistas normalmente começam suas obras de arte com linhas de referência, posteriormente adicionando complexidade às ilustrações. Mas a impressão que o Neue Klasse passa é que, logo no esboço, o resultado agradou.
O sedã é extremamente simples em sua carroceria, com vincos quase ausentes. É como se, na evolução natural dos automóveis, a BMW decidisse “chutar” a geração seguinte dos modelos atuais e já trabalhar no futuro do futuro, explica o diretor da área, Adrian van Hooydonk.
O atrevimento terá que ser posto à prova no mundo real, dado que certos aspectos do protótipo parecem vulneráveis ao dia a dia. É o caso das lanternas que vêm antes do para-choque traseiro no começo da carroceria; portanto, seriam atingidas em qualquer batidinha em ré. Também será interessante notar a aceitação da pintura (feita com uso significativo de compostos reciclados) que mais parece a de uma mobília do que a de um carro normal.
Sem entradas de ar, aletas ou qualquer outra “firula” às quais estamos acostumados, os projetistas guardaram a expressividade para os faróis, que além da sua função principal também reencarnam a grade de duplo rim que está no DNA da marca, destacando a dianteira de “nariz de tubarão”.
A ausência de coluna B, por sua vez, é compensada pela tecnologia derivada do iX Flow, que altera a transparência dos vidros e abre possibilidades até para que alertas sejam exibidos através das janelas.
Interior
A cabine do Neue Klasse ainda não traz todos os elementos obrigatórios aos carros de série. Dessa forma, o interior final deverá trazer alterações mais significativas. Mas já se destaca a ausência do quadro de instrumentos, substituído pelo Panoramic Vision.
Esse é o nome da imagem que é projetada em toda a base do para-brisa, bem na altura dos olhos dos ocupantes. O “holograma”, à esquerda, atenderá ao motorista com auxílio de um novo head-up display de realidade aumentada: as imagens são projetadas se adaptando ao exterior, como se realmente estivessem ali. O volante quase quadrado terá respostas táteis sensíveis, de modo a imitar sensações precisas tal como os iPhone mais novos (ex: o celular da Apple imita, em detalhes, o batimento de um coração ao exibir alertas de saúde).
À direita, o passageiro terá uma central multimídia poderosa, com capacidade de processamento para jogos, sincronização com toda sua vida digital e outras funções em potencial que, de tão avançadas, mal foram definidas. Vale destacar que, por ser projetada no vidro, a visão panorâmica não encarece o para-brisa, que pode ser trocado normalmente em caso de trinca.
Por fim, os poucos botões físicos significam que a BMW dará ainda mais ênfase aos comandos de voz. É por isso que seus carros atuais já valorizam a função, tanto para treinar a inteligência artificial quanto para testar e educar os usuários a conversar com o carro, literalmente.
Em termos estéticos, a aposta tem pegada retrofuturista. Couro e cromados estão descartados aqui, também por questões ambientais. Direto do túnel do tempo, entra em cena o veludo cotelê, conhecido pelas suas ranhuras, em tom de amarelo-mostarda. Os bancos curvilíneos são separados por um grande console central e ligados ao chão apenas por uma pequena base, liberando bastante espaço para as pernas.
Mecânica
Muito além do design, a BMW promete saltos de geração também nos aspectos mecânicos do Neue Klasse. Mais especificamente, carregamento 30% e alcance 30% maior. Tomando como base o iX, dá para esperar um sedã que rode 819 km com apenas uma carga, em ciclo WLTP combinado. Nas condições ideais (deslocamentos urbanos em dias mais quentes), esse número pode chegar aos 936 km.
Ao mesmo tempo, cerca de 21 minutos na tomada encheriam a bateria em 70% aproximadamente. Considerando as flutuações na velocidade de recarga, é como se 1h na tomada garantisse 884 km de viagem.
Toda essa imensidão de novidades, garante a BMW, será produzida sem uso de uma gota sequer de combustíveis fósseis na fábrica de Debrecen, Hungria. 2025 é logo ali, mas alemães exibem certeza absoluta de que, em tão pouco tempo, avançarão vários anos.